Vereadores ao lado do prefeito Sarto e do vice-prefeito Élcio Batista. Foto: CMFor.

Eleitos no pleito do ano passado, alguns vereadores da Câmara Municipal de Fortaleza já estão do olho na disputa eleitoral de 2022. Com regras cada vez mais rígidas, a legislação em vigor fará com que alguns parlamentares coloquem seus nomes para as eleições que se avizinham. De acordo com levantamento feito pelo Blog do Edison Silva, pelo menos 16 membros da Casa Legislativa da Capital cearense já demonstram interesse em participar da campanha.

Alguns deles estão de olho em voos mais altos e, da Câmara Municipal de Fortaleza, querem partir para o Congresso Nacional, para a Câmara Federal. É o caso, por exemplo, de Ronaldo Martins (Republicanos), que desde 2018, quando não foi reeleito deputado federal, apesar de ter recebido mais de 101 mil votos, vêm se preparando para retornar aos trabalhos em Brasília. No ano passado, eleito o vereador mais votado da Capital, o parlamentar obteve 31.840 votos.

Priscila Costa (PSC) também tentou eleição para a Câmara Federal em 2018, mas com pouco mais de 48 mil votos não conseguiu ser eleita. A vereadora tem visitado diversas localidades do Ceará já pensando na disputa do próximo ano.

Vereador licenciado, e atualmente atuando na Secretaria Regional 3, Michel Lins (Cidadania), deve ser a aposta de seu partido para uma das 22 vagas de que o Estado tem direito na Câmara Federal. Outro vereador que tem interesse em trabalhar em Brasília é Julierme Sena, do PROS.

A vereadora Enfermeira Ana Paula (PDT), que em 2018 obteve 25.667 votos para deputada federal, quer tentar a vaga mais uma vez. Ela deve fazer dobradinha com o marido, o ex-vereador Márcio Cruz, que pretende disputar vaga na Assembleia Legislativa do Ceará.

Outros 11 vereadores estão de olho em uma das 46 vagas na Assembleia Legislativa, dentre eles o presidente da Câmara Municipal, Antônio Henrique (PDT), que tem fortalecido presença em diversos bairros da Capital. Outros nomes pedetistas podem surgir no decorrer das discussões internas, mas por enquanto apenas Henrique tem se empenhado nesta missão.

Disputa

Os petistas Larissa Gaspar e Guilherme Sampaio também entraram para a disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa. Guilherme, inclusive, está aproveitando ao máximo a temporada de quatro meses no exercício do mandato no Legislativo Estadual, onde atua como suplente/parlamentar.

Danilo Lopes, do Podemos, já colocou seu nome à disposição do partido, assim como Jorge Pinheiro, do PSDB, e Cônsul do Povo, do PSC.

Wellington Saboia (PMB) é outro com interesse na disputa de 2022. A vereadora Cláudia Gomes (DEM) aguarda conclusão da fusão entre DEM e PSL para tomar uma posição definitiva sobre as eleições do próximo ano, mas é do interesse de seu grupo que ela esteja na disputa.

O vereador Sargento Reginauro (PROS) deve ser o candidato a deputado estadual apoiado por Capitão Wagner (PROS), que é pretende postular a vaga de governador do Estado. Ligados a seu grupo, também estarão na disputa Márcio Martins (PROS) e Carmelo Neto (Republicanos).