O Judiciário cearense vai veicular mensagens de incentivo ao autoexame. Arte: TJCE.

O câncer de mama é do tipo que mais mata mulheres no Brasil, mas o diagnóstico precoce, por meio do autoexame e da mamografia, pode promover a cura em 90% dos casos.

Para conscientizar sobre a importância de identificar os sinais, o Judiciário cearense lança a campanha do Outubro Rosa, que tem como lema “A prevenção é o melhor caminho”.

Ao longo deste mês, além de ações de cunho social, o Judiciário vai veicular mensagens de estímulo à prevenção e ao autocuidado, apresentando os fatores de risco e como evitá-los. As imagens, que ficarão disponíveis nas redes socais da instituição, vão contar com a participação de colaboradoras do Judiciário cearense.

No dia 7, às 10h30, o mastologista Paulo Vasques fará palestra aberta ao público com o tema “A importância de falar sobre o câncer de mama”. Durante o evento, que será transmitido pelo canal do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) no Youtube, o especialista ensinará a realização do autoexame. A atividade ocorre em parceria com o Comitê Executivo de Saúde do Estado.

Ainda por meio do Comitê, será promovida a palestra “Prevenção é o melhor caminho”, no dia 13 de outubro, às 16h, com a médica ginecologista Leila Lopes Oliveira Costa. A especialista irá tirar dúvidas referentes ao câncer de mama e ao câncer de colo do útero. O evento vai ocorrer no Fórum Clóvis Beviláqua e será transmitido em formato de live.

De 1º a 20 de Outubro, o Judiciário irá arrecadar lenços a serem distribuídos para mulheres que enfrentam o tratamento contra o câncer. A caixa para doação ficará disponível na entrada no Fórum Clóvis Beviláqua.

O material será doado à Associação Nossa Casa de Apoio a Pessoas com Câncer, que receberá também kits de higiene pessoal arrecadados por meio de parceria entre o 1º Juizado da Mulher de Fortaleza e a Associação Cearense de Magistrados (ACM).

Nos dias 18 e 19 de outubro será realizada atividade de corte de cabelos para confecção de perucas a serem doadas a pessoas que necessitam do produto, em sua maioria por falta de condições financeiras.

A ação, feita em parceria com voluntários do projeto “Um pedacinho de amor não dói”, ocorrerá no Fórum Clóvis Beviláqua entre 13h e 17h. O projeto aceita doações de mechas de todos os tipos de cabelos, naturais ou com química, desde que tenham tamanho mínimo de 15 centímetros e estejam limpos e secos.

Juizados da Mulher

O Outubro Rosa também fará parte da programação do 1º e 2º Juizado da Mulher de Fortaleza. Ao longo do mês, o prédio do Juizado, localizado na Avenida da Universidade, contará com iluminação especial e o hasteamento de bandeiras na cor rosa.

A 1ª Unidade irá distribuir ligas de cabelo com mensagens de incentivo ao autoexame e à prevenção para as servidoras, além de arrecadar lenços e turbantes com empresas parceiras. Também promoverá palestra com a fisioterapeuta oncológica Letícia Tavares, no dia 29 de outubro, às 15h, no Fórum Clóvis Beviláqua.

O 2º Juizado planeja distribuir panfletos sobre o tema Outubro Rosa em terminais de ônibus, aproveitando a ocasião para prestar informações sobre como pedir medidas protetivas e quais os canais de denúncia.

Fonte: Tribunal de Justiça do Ceará.