Da base aliada de Camilo, o DEM é presidido por Chiquinho Feitosa. Já o PSL, na oposição, está sob o comando de aliados do deputado federal, Capitão Wagner. Foto: Divulgação.

O Partido Social Liberal (PSL) e o Democratas (DEM) aprovaram, durante convenção realizada nesta quarta-feira (06) em Brasília, a fusão entre as duas legendas. A nova sigla, que se chamará “União Brasil”, deve se tornar uma das maiores do País, mas com possibilidade de debandada de filiados.

No Ceará, as duas agremiações estão em lados totalmente opostos. Enquanto uma faz parte da base aliada do Governo do Estado, a outra passou para as mãos do grupo oposicionista, liderado pelo deputado federal Capitão Wagner, atualmente no PROS.

Wagner tem pretensão de disputar a sucessão do governador Camilo Santana, no próximo ano, pelo União Brasil, e deve ser ele quem comandará a legenda no Ceará. Atualmente, o PSL é liderado por aliados do parlamentar. Já o Democratas tem como presidente o empresário Chiquinho Feitosa, que tem como objetivo para 2022 atuar como um dos 22 deputados federais da Câmara dos Deputados.

Os dois grupos, antagônicos até então, estão dialogando para saber qual a melhor alternativa para início dos trabalhos da nova legenda, que ainda aguarda aprovação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Antes da fusão o que estava certo era que Wagner assumiria o comando do PSL no Ceará, acertado com o deputado federal Heitor Freire. Como pretende disputar as eleições ao Governo do Estado, o deputado federal, ainda hoje filiado ao PROS, pretende aglutinar o maior número de aliados no União Brasil.

O DEM, atualmente, com um deputado estadual na Assembleia Legislativa e um deputado federal, tinha como pretensões para o pleito do próximo ano, reeleger seus quadros, somando ainda nomes como o de Chiquinho Feitosa e Moroni Torgan na disputa das 22 vagas na Câmara Federal. Já o PSL tem como único representante nas casas legislativas do Ceará o deputado federal Heitor Freire, que recentemente deixou a direção estadual da legenda para o ingresso de aliados de Capitão Wagner.

Durante convenção conjunta também foram escolhidos os nomes que comandarão o União Brasil. A presidência nacional ficará com o deputado Luciano Bivar, líder do PSL. Já ACM Neto, que comandava o DEM, será o secretário-geral da sigla. Outros nomes de destaque nacional também terão cargos, como o ex-presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre.

Único deputado federal pelo PSL no Ceará, Heitor Freire comentou sobre o cenário do União Brasil no Estado: “Hoje nós temos dois nomes de peso nacional no comando do PSL e DEM no Ceará, que são o deputado Capitão Wagner e o Chiquinho Feitosa. Eu estou participando diretamente das tratativas para definir quem vai liderar, mas já adianto que os dois terão grande influência nos rumos da sigla aqui no Ceará”, disse.