O vereador de Fortaleza, Ronivaldo Maia (PT), e o deputado federal André Figueiredo, presidente estadual do PDT. Foto: Reprodução/Twitter.

Movimentos sociais e representantes de partidos políticos realizaram, na manhã deste sábado (02/10), em Fortaleza, um ato unificado contra o Governo Federal e em prol do impeachment do presidente Jair Bolsonaro.

Apesar das manifestações terem sido expressivas, com a participação de diversos segmentos da sociedade, a adesão de representantes partidários foi tímida.

Diversos partidos participaram dos atos, mas o número de políticos com mandato foi bem reduzido. Conforme o Blog do Edison Silva apurou, estiveram presentes nas ruas de Fortaleza apenas parlamentares de PT, PSOL, PCdoB e PDT, este último com pouquíssimos quadros protestando ao lado de outros da política local.

O PDT do Ceará, maior legenda do Estado, com maiores bancadas nas câmaras municipais, Assembleia Legislativa e bancada federal, só levou às ruas o presidente estadual, o deputado federal André Figueiredo e o deputado federal Idilvan Alencar. Outros parlamentares estiveram em agendas diversas, mas não participaram dos eventos.

André Figueiredo foi acolhido pelos demais manifestantes e fez uso da palavra. Segundo ele, o povo não aguenta mais o Governo de Jair Bolsonaro e está dizendo basta para a atual gestão. “Vamos protestar contra os 20 milhões de desempregados, além dos quase 600 mil mortos. É muita coisa ruim e nosso País não merece isso. O povo brasileiro saberá, nas urnas, colocar bem longe esse satanás que está acabando com o Brasil”, disse.

O Partido dos Trabalhadores foi quem mais levou representantes às ruas de Fortaleza. Compareceram aos atos os três deputados federais, a bancada de vereadores e os deputados estaduais. O PSOL também levou seus quadros às ruas da capital, assim como o PCdoB, que compareceu com seus dois parlamentares.

O deputado Acrísio Sena (PT) afirmou que a unidade do chamado campo democrático é importante para defender melhores condições de vida para a população “que está morrendo de fome”. “Vamos à luta. Esse é o caminho para colocar no lixo da história o pior presidente da República”.

Deputado Elmano de Freitas (PT) reclamou do preço dos combustíveis e do gás de cozinha, bem como do quadro de fome que teria voltado a assolar a vida dos brasileiros.

“Estamos na rua para gritar bem alto: fora Bolsonaro. Não precisamos de um governo que se nega a comprar vacina, que deixa a inflação corroer o salário do trabalhador. Um Governo que aumentou a fome e a carestia para nosso povo”, apontou o petista.

Deputado José Nobre Guimarães (PT), por sua vez, lembrou que no dia 15 de novembro outro movimento será realizado contra o presidente da República. “É rua, mobilização, trabalho, organização e coragem para derrotarmos esse Governo”, afirmou.

Conforme balanço feito pelo Blog do Edison Silva, estiveram presentes ao ato em Fortaleza os seguintes parlamentares: Idilvan Alencar, André Figueiredo, Luizianne Lins (PT), Zé Airton Cirilo (PT) – Federais; Guilherme Sampaio (PT), Acrísio Sena, Renato Roseno (PSOL), Fernando Santana (PT), Carlos Felipe (PCdoB), Augusta Brito (PCdoB) – Estaduais; e os vereadores Larissa Gaspar (PT), Adriana Nossa Cara (PSOL) e Ronivaldo Maia (PT).