Falas de Lula ocorrem quase uma semana após Ciro Gomes ter sido hostilizado por petistas durante ato na Av. Paulista. Foto: Reprodução/Twitter.

Durante entrevista coletiva na sexta-feira (08/10), em Brasília, no encerramento de encontros com lideranças políticas, o ex-presidente Lula se pronunciou sobre as vaias que o presidenciável Ciro Gomes sofreu no sábado passado (02/10) de militantes petistas.

Apesar de considerar o pedetista como uma das principais figuras da política nacional, Lula afirmou que a situação dele só melhorará quando “pensar antes de falar”.

“Só não foi vaiado no Brasil quem não subiu no palanque. Tem que gostar da vaia da mesma forma que gosta do aplauso. Não pode fazer disso profissão de fé, achar ruim. O Ciro tem que saber o que ele falou para mexer com aquelas pessoas que estavam lá. Ele deve ter falado alguma coisa que as pessoas não gostaram”, apontou o líder petista.

Ainda segundo Lula, não há qualquer notícia em jornais no País dando conta de qualquer crítica sua à pessoa de Ciro. Segundo afirmou, ainda que o ex-aliado se posicione contra o PT e sua figura, acha normal. “Tudo isso trato com muita delicadeza e respeito. Pode ficar certo que não vou responder as ilações do Ciro com relação a mim. Ciro foi meu parceiro, me ajudou a governar. Se ele fala o que está falando, é porque acha que isso vai dar voto a ele. Eu não sei se vai dar”, disse.

“Pensar antes de falar”

Para Lula, o ex-governador do Ceará tem que refletir sobre o que falou para ser hostilizado por petistas na avenida Paulista, durante ato contra o presidente Jair Bolsonaro.  Segundo ele, este teria que ser o foco e não as vaias em si.

“Se preocupe com o que o Ciro falou na semana anterior. Veja se mexeu ou não com as pessoas que estavam lá. Não se pode diminuir a importância do ato porque houve um incidente de pessoas vaiando o Ciro Gomes”, observou.

Lula afirmou que as vaias ao pedetista não ocorreram apenas em São Paulo, mas também no Rio de Janeiro, segundo ele, provavelmente pelos mesmos motivos. “O Ciro é uma figura importante para o Brasil. Ele só precisa gostar dele mesmo. Quando ele gostar dele mesmo, quando perceber que é preciso pensar antes de falar. Aí vai perceber que tudo vai melhorar. Essa não é a primeira eleição do Ciro. É a quarta eleição do Ciro e em todas aconteceu a mesma coisa”, disparou.