Manifestações têm como foco o impeachment de Jair Bolsonaro. Foto: Divulgação.

Lideranças políticas de alguns partidos de esquerda, centro-esquerda e centro, devem mobilizar seus filiados e participar das manifestações deste sábado (02/10) contra ações do Governo Federal durante a pandemia e pelo impeachment do presidente Jair Bolsonaro.

Em Fortaleza, a concentração terá início por volta das 8 horas, na Praça da Bandeira, no Centro da cidade.

Dirigentes de PT, PSOL, UP, PCB, PCdoB, PSB, PDT, Rede, PV, Cidadania e Solidariedade vêm convocando as pessoas a se envolverem no movimento que prometem ser o maior já realizado contra a atual gestão.

Além dos protestos marcados para este sábado, as lideranças partidárias também já estão marcando outro movimento para o dia 15 de novembro, feriado da Proclamação da República do Brasil. As manifestações são convocadas para todas as capitais brasileiras e outros municípios.

O PDT deve concentrar sua participação com alguns segmentos internas, como Movimento Negro, Ação da Mulher Trabalhista, Juventude Pedetista.

Segundo o deputado federal André Figueiredo, presidente estadual do PDT, que confirmou presença no ato, a orientação nacional é que haja engajamento da sigla no movimento.

Principal liderança da sigla atualmente, o ex-governador Ciro Gomes deve participar da conclusão dos protestos, à tarde, na Avenida Paulista, na cidade de São Paulo.

O PSB também estará presente, mas seu presidente, o deputado federal Denis Bezerra, que havia confirmado presença, não comparecerá.  Nas redes sociais, o parlamentar convoca a população para estar presente ao ato na praça da Bandeira.

O Partido dos Trabalhadores (PT) deve a ser a sigla com mais membros presentes, segundo informou o deputado Guilherme Sampaio, presidente da sigla em Fortaleza.

“Estaremos todos lá. Parlamentares, dirigentes da Região Metropolitana. O PT integra o grupo dos partidos que se uniram para convocar a população a se manifestar. Além do genocídio, Bolsonaro trouxe de volta a inflação, o desemprego e a pobreza. Entendemos que as ameaças de golpe à democracia devem ser contidas com o povo nas ruas”, defendeu.

O presidente do PV no Ceará, Marcelo Silva, afirmou ao Blog do Edison Silva que o partido também estará presente na manifestação na Praça da Bandeira.

Luís Carlos Paes, do PCdoB, disse que a sigla tem participado de todos os protestos em prol do impeachment de Bolsonaro. “Aqui, os quadros do partido, parlamentares e lideranças dos mais diversos movimentos sociais estão mobilizando suas bases e amigos para participar do ato”.

Partidos

O PSOL também vai participar com sua direção partidária, representação parlamentar e movimentos sociais ligados à legenda. As lideranças acreditam na união de partidos de todas as matizes ideológicas, visto o momento em que o País passa. “O Brasil não suporta mais Bolsonaro. É o Governo da morte, da alta dos alimentos, do preço do gás, do combustível. É o Governo da rachadinha, do preconceito, contra o povo brasileiro”, disse o deputado Renato Roseno.

Organizado pelas frentes – Brasil Popular e Povo Sem Medo, Fórum Sindical, Popular e de Juventudes de Luta pelos Direitos e pelas Liberdades Democráticas – , em Fortaleza contará, pela primeira vez, com a participação unificada das principais lideranças dos partidos de oposição a Bolsonaro no Congresso Nacional e nos Estados.

Unificada

O ato de Fortaleza será realizado no Centro da capital, com concentração a partir das 8h da manhã, na Praça da Bandeira. Falas políticas e intervenções culturais marcarão a mobilização que sairá em caminhada até a Praça do Ferreira. Até o momento, outras cinco cidades do Interior do Ceará confirmaram atos pelo “Fora Bolsonaro”: Iguatu, Juazeiro do Norte, Sobral, Russas e Viçosa do Ceará.

Apesar da discussão unificada com outras legendas em nível nacional, só participaram das reuniões preparatórias para o evento membros de PT, PSOL, PC do B, PDT, PCB, UP e PSB.