Vereador Ronivaldo Maia disse que Ciro tem que “parar de se comportar como biruta de aeroporto“. Foto: CMFor.

O líder do PT na Câmara Municipal de Fortaleza, o vereador Ronivaldo Maia, lamentou as falas do presidenciável Ciro Gomes contra os ex-presidentes Dilma Rousseff e Lula e criticou o discurso de ódio, que segundo ele, tem tomado conta de alguns embates entre lideranças políticas no Brasil. Segundo Ronivaldo, não há problema na divergência, “mas o ódio não é bom para o País”.

O parlamentar fez a leitura de um artigo que escreve tratando sobre o tempo atual no País. Segundo o texto, o Brasil vive uma das suas piores crises, com mais de 600 mil mortos pela pandemia, 15 milhões de desempregados, cerca de 20 milhões de famintos, inflação em alta, salário em baixa, preços dos combustíveis que não param de subir, além de cortes no orçamento da educação, ciência e tecnologia.

Para ele, o presidente da República, Jair Bolsonaro “é desumano, mentiroso e fascista”. “Precisamos derrotá-lo! E, sem dúvida nenhuma, Lula é o nome que pode cumprir essa tarefa e tirar o Brasil deste caos. A esquerda, os democratas e quem tem responsabilidade com o povo brasileiro precisam somar forças numa frente democrática e antifascista”, defendeu.

Em sua avaliação, Ciro tem o direito de ser candidato pelo PDT, como já foi três vezes (1998, 2002 e 2018). No, entanto, “no seu afã, ou melhor, desespero de se credenciar com “bolsonaristas arrependidos”, volta seus ataques constantes ao PT, especialmente ao companheiro Lula, e recentemente, à companheira Dilma. Ciro precisa definir de que lado está na história e parar de se comportar como biruta de aeroporto”.

O petista lembrou que o ex-presidente Lula lidera as pesquisas eleitorais, com possibilidades de ganhar no primeiro turno. Já Ciro Gomes, estaria tentado reagir à baixa aprovação popular, como Dilma Rousseff afirmou. “O velho combativo e aguerrido Leonel Brizola, fundador do PDT, nunca titubeou, sempre fez o bom combate ao lado dos trabalhadores, da juventude e da democracia. Sugiro que Ciro desta vez não fuja para Paris, honre a memória de Brizola e venha somar forças contra o fascismo e a reconstrução do Brasil”, sugeriu.

Veja trecho do pronunciamento do vereador Ronivaldo Maia: