Kilvia Cristina ao lado do ex-presidente Michel Temer, um dos desafetos de Ciro Gomes, principal liderança do PDT. Foto: Reprodução/Instagram.

O líder do PDT na Câmara Municipal de Fortaleza, o vereador Júlio Brizzi, criticou a indicação de Kilvia Cristina Teixeira para presidir o Instituto Cuca da Prefeitura da Capital cearense. De acordo com o parlamentar, a escolha do nome da emedebista, ligada ao ex-senador Eunício Oliveira (MDB), pegou pedetistas da esfera nacional de surpresa, visto o embate político entre Oliveira e o presidenciável Ciro Gomes (PDT).

O vereador não falou da reação dos pedetistas da Capital cearense, ele limitou-se a falar de insatisfação do pessoal nacional.

“Existe uma discussão do PDT nacional que está sem entender como uma pessoa do movimento orgânico do MDB, uma pessoa da casa do Eunício, que idolatra Romero Jucá e Michel Temer, que é do grupo dele… Não estou aqui criticando ela. A escolha é que é questionada pela juventude do PDT e pelo PDT nacional. Para um cargo político? Não adianta dizer que é um cargo técnico”, disparou Brizzi lembrando da existência do embate entre Ciro e Eunício.

O parlamentar, militante da política de juventude, disse conhecer Kilvia Cristina há alguns anos, destacando que ela é figura “orgânica” do MDB. “Ela participou de vários cargos pelo MDB e não tem nenhum problema”.

A escolha de Kilvia para o cargo causou estranheza nos pedetistas, principalmente aqueles mais alinhados com Ciro Gomes, visto os constantes atritos, e até processos judiciais, envolvendo o líder pedetista e o presidente estadual do MDB. A indicação foi feita pelo Conselho de Administração, que é indicado pela Prefeitura de Fortaleza.

“Estou aqui para ajudar o prefeito Sarto e a política de juventude da cidade”, disse Júlio Brizzi. No entanto, ele questionou a ideia de Kilvia, que foi defendida pelo vice-líder do Governo na Casa, Professor Enilson (Cidadania), de triplicar as atividades da Juventude em Fortaleza. Segundo disse, o orçamento para a Rede Cuca em 2022 deve ficar em torno de R$ 33 milhões, o que em sua avaliação servirá apenas para o custeio dos equipamentos.

“A gente precisa aumentar o orçamento para isso. A proposta do Sarto falava em triplicar o Academia Enem e o Juventude Sem Fronteiras. Para os 100 jovens irem ao exterior, ele vai ter que aumentar muito, com o Dólar em mais de R$ 5. Estou aqui para ajudar e contribuir no que me cabe”, apontou.

Questões partidárias

O líder do PDT disse ainda que sempre defendeu que qualquer gestor eleito toque seu Governo, e esteja livre para indicar seus assessores, “pode ser o Bolsonaro ou o Sarto. Eu não tenho nada contra a Kilvia, ela é minha chapa. Pelo contrário, estou aqui para trabalhar pela política de juventude. Fui colocado aqui por eles”, disse Brizzi.

Em respostas às críticas de Júlio Brizzi, que é do mesmo partido do prefeito Sarto, o vice-líder do Governo, Professor Enilson, afirmou que para triplicar o trabalho na juventude não há necessidade apenas de aumentar o orçamento, mas de se fazer uma boa gestão. O parlamentar defendeu a indicação do nome da emedebista e disse que isso foi feito pelo conhecimento técnico de Kilvia e não por questões partidárias.