Durante sessão na Assembleia, deputado Osmar Baquit lembrou que quadros do Executivo estadual saíram do Legislativo, como Camilo Santana e Sarto. Foto: ALECE.

Terceiro na linha sucessória no Governo estadual, o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, o deputado Evandro Leitão (PDT), está no comando da administração estadual desde a segunda-feira (25/10).

Durante a semana, ele participou de diversos eventos oficiais, reunião regional do partido, de inaugurações, assinatura de ordens de serviço, aniversário de político, etc; e deve manter o ritmo das atividades no Executivo até o retorno de Camilo Santana e Izolda Cela da Europa nesta segunda-feira (01/11).

Evandro Leitão realizou diversas ações no Interior do Estado neste sábado (30). Entre as inaugurações, a entrega da Areninha no município de Guaiúba e da Energia Trifásica da Região Serrana, que vai garantir o novo sistema do abastecimento de água em Novo Oriente. Também assinou ordem de serviço da Areninha de Aratuba.

Na região do Sertão de Crateús, ele assinou ordem de serviço que ampliará o asfaltamento em Santa Quitéria, Tamboril, Nova Russas e Novo Oriente. Já no Maciço de Baturité, agendou o início dos trabalhos em Aratuba e Guaiúba. Em todos esses encontros, Leitão tem se cercado de seus pares, deputados estaduais e federais.

Além dos municípios já citados, Evandro Leitão também realizou diversas atividades em Itapipoca, Quixeramobim, Barbalha, Crato, Juazeiro do Norte, Cedro, São Benedito, Marco, Camocim, Granja, Sobral, dentre outros.

Na sessão plenária da quinta-feira (28), o deputado Osmar Baquit (PDT) lembrou que, assim como outros pedetistas, Evandro Leitão está sendo avaliado pela liderança do partido como um dos eventuais nomes que poderão ser escolhidos para assumir a sucessão de Camilo Santana. Além dele, estão no páreo a vice-governadora Izolda Cela, ex-prefeito Roberto Cláudio e o deputado federal Mauro Filho. O nome do senador Cid Gomes também tem sido citado nos bastidores da política local.

Baquit lembrou, ainda, que a Assembleia Legislativa pôde proporcionar a ascensão de grandes quadros da vida pública do Ceará, como Luizianne Lins e Roberto Cláudio, ex-deputados estaduais que foram eleitos prefeitos de Fortaleza; Cid Gomes e Camilo Santana, que egressos da Casa governaram o Estado; e mais recentemente Sarto, eleito atual prefeito da Capital cearense.

Quanto aos nomes pedetistas na disputa interna para concorrer as eleições de 2022, ele cita que Evandro Leitão está inserido entre aqueles que “podem aglutinar espaços, forças políticas, para ajudar um Governo que seja para todos. Que seja como Camilo, que prega a humildade e a transparência”.