Ministro da Controladoria-Geral da União, Wagner Rosário. Foto: Gustavo Sales/Câmara dos Deputados.

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados reúne-se na próxima terça-feira (06) com o ministro da Controladoria-Geral da União, Wagner Rosário.

A pedido do deputado Leo de Brito (PT/AC), o ministro deverá prestar novos esclarecimentos sobre o relatório que apontou sobrepreço de até R$ 130 milhões na compra de tratores e máquinas pelo Governo Federal. O sobrepreço foi denunciado por diversas reportagens na imprensa.

“A apuração da CGU faz parte das ações de auditoria iniciadas para investigar o chamado orçamento paralelo, que buscava garantir apoio ao presidente Jair Bolsonaro no Congresso em troca de emendas parlamentares”, explicou Brito.

O ministro já esteve na comissão para falar sobre o assunto em agosto. Na ocasião, ele disse aos deputados que as informações foram vazadas de um relatório preliminar e que, avisado, o Ministério do Desenvolvimento Regional conseguiu renegociar os preços com a empresa.

De acordo com o relatório da CGU, a pesquisa de preços feitas pelo ministério se baseou em cotações feitas pelas fornecedoras, o que contraria a instrução normativa do Ministério da Economia.

“O documento frisa ainda que caso o ministério decida prosseguir com a licitação, deve reajustar os preços para evitar o prejuízo aos cofres públicos”, ressaltou o deputado.

A reunião será realizada às 10 horas, no plenário 11.

Fonte: Agência Câmara de Notícias.