Acrísio Sena destacou que o deputado de São Paulo já chegou a propor uma homenagem ao ditador chileno, Augusto Pinochet. Foto: ALECE.

O deputado Acrísio Sena (PT), durante discussão na Assembleia Legislativa do Ceará, na manhã desta quarta-feira (20), registrou repúdio às falas do parlamentar estadual bolsonarista Frederico D’Ávila (PSL-SP), que da tribuna do Legislativo paulistano, dirigiu ofensas a lideranças religiosa, dentre elas o Papa Francisco, o arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, e à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O petista protocolou na Casa requerimento de Moção de Solidariedade, destacando que as ofensas ferem a liberdade religiosa.

“Aquilo é um show de barbaridades. Um show de atitudes de quem não consegue viver com quem pensa diferente. As barbaridades foram ditas da tribuna da Assembleia contra o Papa, com termos chulos. O vídeo está gravado, mostrando a forma grosseira do deputado e isso demonstra a política de ódio desses parlamentares”, disse Acrísio Sena.

De acordo com ele, não é possível que o parlamento aceite que se faça ataques contra religiosos. O petista lembrou, ainda, que a intolerância e ódio não são fatos isolados e citou outras situações em que atos semelhantes ocorreram.

“Tivemos recentemente atitude similar do que foi feito com o Padre Lino, uma tentativa de intimidar porque o padre estava dizendo que estávamos como 600 mil mortos e poderíamos ter feito campanha de vacinação no tempo certo”, destacou.

Deputado Carlos Felipe (PCdoB) definiu a atitude do parlamentar paulista de “vergonhosa”, passível de discussão sobre a falta de decoro. Para o comunista, dados mostram que aproximadamente 150 mil pessoas poderiam ter sido salvas por medidas acertadas durante a pandemia, uma realidade que não seria aceita por bolsonaristas. “Nos lembra muito o que ocorria na época do nazismo e do fascismo, o estímulo ao ódio”, disse.

Acrísio Sena destacou que o parlamentar bolsonarista chegou a propor uma homenagem ao ditador chileno Augusto Pinochet. “Ele tem quatro representações por quebra de decoro na Assembleia Legislativa de São Paulo. O discurso é de uma desqualificação política e de um grau de irresponsabilidade da palavra ao atacar os religiosos da CNBB e o próprio Papa”, disse.

A deputada Silvana Oliveira (PL) que se declarou bolsonarista e de extrema-direita, também repudiou as falas do deputado de São Paulo. Evangélica, a parlamentar disse ser contrária a qualquer tipo de agressão a lideranças religiosas. Para ela, o pronunciamento de Frederico D’Ávila fere todos os cristãos.

Além de Acrísio Sena, o deputado Elmano de Freitas também propôs uma Moção de Solidariedade aos religiosos atacados pelo bolsonarista Frederico D’Ávila.