Roseno destacou que entre os indiciados se encontra o presidente da República, Jair Bolsonaro, acusado por extermínio, prevaricação e peculato. Foto: ALECE.

Em pronunciamento na Assembleia Legislativa do Ceará, na manhã desta quarta-feira (27), o deputado Renato Roseno (PSOL) disse não acreditar em uma ação efetiva do procurador-geral da República, Augusto Aras, em adotar medidas efetivas quanto ao relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, aprovado dia 26/10. O parlamentar chamou a atenção para pontos no documento referentes à crianças e adolescentes que perderam mães, pais e responsáveis durante este período.

Roseno destacou que entre os indiciados se encontra o presidente da República, Jair Bolsonaro, acusado por extermínio, prevaricação e peculato. “Eu, francamente, não tenho expectativas com o procurador-geral da República”, destacando que as acusações de crime de responsabilidade devem ser analisadas pelo Senado e os comuns, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a partir de provocação da Procuradoria.

“Temos uma situação absolutamente criminosa e que precisa de responsabilização criminal. Eu prefiro estar errado, mas acredito que o procurador-geral não intentará as ações que a titularidade do cargo lhe impõem” – (Renato Roseno)

“Minha expectativa é a de que Bolsonaro e o bolsonarismo sejam responsabilizados pelos crimes que cometeram, como negacionismo científico, má condução da economia e pandemia”, disse. O parlamentar afirmou, ainda, que acreditava-se que esse negacionismo era uma “bravata ideológica”, mas com o advento da CPI constatou-se que havia indícios de corrupção no Governo Federal.

Ele salientou, também, que no relatório do colegiado há destaques sobre propostas para atendimento aos chamados “órfãos da Covid”, que são crianças e adolescentes que perderam mães, pais e responsáveis. “Ao lado da criminalização do genocida, precisamos cuidar dos órfãos da Covid-19, que são mais de 190 mil crianças e adolescentes que ficaram órfãos na pandemia. Há a necessidade de se aprovar os projetos de Lei para dar proteção especial a esses órfãos”.

Veja trecho do discurso de Renato Roseno: