As executivas nacionais do partido Democratas (DEM) e do Partido Social Liberal (PSL) convocaram Convenção Nacional conjunta para o dia 6/10, próxima quarta-feira, em Brasília, para tratar sobre a possível fusão das duas siglas e formação de um novo partido político que poderá ser chamado de União Brasil.

Na oportunidade, os convencionais vão deliberar sobre o tema e confirmar, em votação, se concordam com a criação de um novo partido no Brasil.

“Esse será o primeiro passo na direção de formalizar o processo de criação do novo partido do Brasil, cuja base fundamental está na fusão do Democratas com o PSL”, destacou o presidente nacional do Democratas, ACM Neto da Bahia.

Caso a fusão seja aprovada pelas Convenções de ambas as siglas, o novo partido, segundo ACM Neto, nasce com o objetivo de ter papel decisivo nas eleições do próximo ano. Inclusive no processo de sucessão presidencial.

São considerados potenciais presidenciáveis pelo grupo político: José Luiz Datena (PSL), Luiz Henrique Mandetta (DEM) e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM).

“Entendemos que esse partido vai surgir como uma importante agremiação na construção do projeto 2022. O objetivo é construir o maior partido do Brasil, com papel extremamente relevante nos cenários políticos nacional, estadual e local”, contou ACM Neto.

E acrescentou: “Em alguns estados nós estamos buscando novas lideranças políticas, novos quadros partidários que vão poder ingressar de agora, até março. Mas tudo no devido momento. Não vamos tratar de 2022 antes do processo de fusão estar completamente definido”.

Em caso de aprovação por ambas as Executivas – DEM e PSL, o registro do novo partido será encaminhado ao Tribunal Superior Eleitoral – TSE ainda no início de outubro.

O processo de análise sobre a criação da legenda leva, em média, três meses.

A convenção será realizada a partir das 9h, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília/DF.

“Na ocasião serão aprovados os projetos comuns de Estatuto e o programa do novo partido. Também será eleita a Comissão Executiva Nacional Instituidora, órgão nacional que promoverá o registro do novo partido”, disse o presidente nacional do PSL, Luciano Caldas Bivar.

Com informações dos sites DEM e PSL.