Na Comissão de Orçamento, as contas do governador do Ceará foram aprovadas com oito votos favoráveis e apenas um contrário. Foto: ALECE.

Aprovadas em reunião da Comissão de Orçamento e Finanças, na quinta-feira (28), com oito votos favoráveis e apenas um contrário, as contas do governador do Ceará, Camilo Santana, referentes ao ano de 2020 já têm data para serem apreciadas no Plenário 13 de Maio.

A discussão sobre o relatório encaminhado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) está marcada para a sessão plenária da quarta-feira (03/11) e promete ser repleta de embates entre governistas e bancada de oposição, a exemplo do que ocorreu quando da votação na Comissão.

O relatório do TCE, apesar de aprovado pela Corte por unanimidade, apresenta 48 ressalvas e 49 recomendações sobre as contas do Governo do Estado. Para a oposição, tais considerações são recorrentes. Para os oposicionistas, o Poder Executivo não tem dado a devida atenção ao que aponta o Tribunal de Contas.

A base governista, por outro lado, destaca a questão fiscal e construção de austeridade pela gestão do governador Camilo Santana, o que tem permitido que, mesmo em cenário de crise, o Estado tenha apresentado resultados positivos na manutenção de investimentos.

Para aliados, ainda que tenha passado por uma pandemia, o Governo do Estado investiu, criou empregos e aplicou em áreas como saúde e educação percentuais maiores que os exigidos pela legislação vigente.

Além de se debruçar sobre as contas do governador Camilo Santana, referentes ao ano de 2020, a Comissão de Orçamento e Finanças deve iniciar, no próximo dia 5 de novembro, a realização de seminários regionais para discutir o projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) do Governo para 2022. A matéria será relatada pelo deputado Queiroz Filho (PDT), que deve coordenar os trabalhos nas audiências.