Ciro Gomes publicou vídeo de cinco minutos em suas redes sociais para reiterar críticas à Dilma, Lula e ao PT. Foto: Reprodução/Twitter.

A relação entre o presidenciável Ciro Gomes (PDT) e os ex-presidentes Dilma Rousseff e Lula, ao que tudo indica, tende a se manter no campo da hostilidade e troca de farpas. Na manhã desta quarta-feira (14), o pedetista voltou a criticar as gestões do PT, que segundo ele, foram marcadas pela corrupção e incompetência.

O líder petista, porém, dessa vez rebateu o pedetista, insinuando que Ciro tem problemas no cérebro e que pode “colher tempestade” diante o que vem plantando.

Na quarta-feira (13), depois de dizer que Lula teria conspirado a favor do impeachment de Dilma, em 2016, Ciro trocou acusações com a ex-presidente nas redes sociais, o que movimentou os bastidores da política nacional. Nesta quinta-feira (14), mais uma vez, ele voltou seus ataques contra os dois petistas.

Segundo Ciro, Lula posava como vencedor antecipado das eleições presidenciais do próximo ano, estando ao lado de um partido, que como disse “tentava esconder o pior de sua história: a corrupção do Lula e a incompetência do Governo Dilma”. O pedetista afirmou ainda que não teme a narrativa de que combater os erros do PT fortaleceria uma eventual candidatura do presidente Bolsonaro. “Combater esses dois erros é fazer o bom combate a favor do Brasil”, argumentou.

“O Lula foi, sim, o maior fator de desestabilização do mandato da Dilma e fez isso consciente e inconsciente. Fez isso especialmente quando, na ânsia de impedir a reeleição de Dilma, transformou seu Instituto num antro de intrigas. Ele assinou o atestado de óbito do Governo quando sugeriu que ela (Dilma) desse a coordenação política ao vice, Michel Temer”, apontou.

“Poucos conhecem o Lula tão bem quanto eu e nenhum tem coragem de dizer o que sabe e pensa. Poucos sabem o bastidor do impeachment como eu. Não me arrependo de ter lutado contra o golpe, de defender a democracia” – (Ciro Gomes)

O presidenciável destacou também que é preciso alertar as pessoas para o bem do futuro do Brasil sobre o que seria uma reincidência de Lula. “Ele já começa a fazer acordos com os mesmos personagens sombrios do passado. Por isso sofro o que sofrer, mas não deixarei de combater os erros do PT e do Bolsonaro”.

Presidência

Em entrevista à rádio Grande FM, de Dourados, no Mato Grosso do Sul, Lula rebateu as críticas de Ciro. Segundo ele, o que o ex-aliado fez “foi tão banal, tão grosseiro, que fico pensando no que Jesus Cristo disse na cruz: ‘Pai, perdoai os ignorantes, eles não sabem o que fazem”.

Lula insinuou que Ciro Gomes teria problemas no cérebro, como esquecimento, afirmando ainda que “quem planta vento colhe tempestade”. “Não sei se Ciro já teve Covid ou não, mas me disseram que quem já teve Covid tem problemas de sequelas, alguns têm problemas no cérebro, de esquecimento. Eu não sei, mas não é possível que um homem que pleiteia a Presidência da República possa falar as baixarias que ele falou”.

Veja trecho do vídeo publicado por Ciro Gomes nas redes sociais: