Ciro Gomes ao lado de outras lideranças de esquerda durante ato contra Bolsonaro no Rio de Janeiro. Foto: Reprodução/Instagram.

O presidenciável Ciro Gomes, do PDT, participou na manhã deste sábado (02/10), de ato no Rio de Janeiro, a favor do impeachment do presidente Jair Bolsonaro. O pedetista destacou a dificuldade para a abertura do processo de impedimento pela falta de apoio da maioria no Congresso Nacional e devido a falta de interesse por parte do deputado federal Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara Federal.

“O fora Bolsonaro, eu grito sim. E isso deve unir a todos os democratas desse País. É simples de entender. O processo de impeachment exige que o presidente tenha cometido crime de responsabilidade e Bolsonaro é um criminoso repetido, que atenta contra a democracia e mata centenas de milhares de profissionais brasileiros”, disse.

Segundo ele, o presidente da República não se comporta de acordo com o decoro. Mas lembrou que o impeachment é um processo político e que seria necessário ter clareza que a oposição no Congresso Nacional tem apenas 120 deputados federais, precisando de um mínimo de 305 apoiadores.

“Precisamos tirar Arthur Lira que está sentando em cima do processo de impeachment. Isso não vai acontecer com doçura. Só vai acontecer com luta do nosso povo organizado”, defendeu.

Ainda de acordo com Ciro Gomes, esses atos contra o presidente da República são importantes para proteção da democracia e as liberdades da população. “Por isso estou aqui de peito aberto. O povo brasileiro está hoje obrigado a comer osso, restos de carne podre dos açougues, com maior desemprego, maior carestia. Temos que ter humildade e paciência. Nosso povo vai vir, mas precisamos dar exemplo de que estamos pensando neste povo, na democracia, e não em projetos menores”.

À tarde Ciro Gomes e Carlos Lupi participaram do “Fora Bolsonaro” na Avenida Paulista/SP.