O prefeito José Sarto (PDT) pretende promover a substituição de servidores que estão em licença especial aguardando aposentadoria. Foto: Reprodução.

A Câmara Municipal de Fortaleza aprovou, na sessão ordinária desta quarta-feira (27), o Projeto de Lei Complementar 64/2021, que cria 83 cargos efetivos no quadro de pessoal do hospital Instituto Dr. José Frota (IJF).

Além dessas vagas, serão chamados pela gestão municipal 130 servidores, todos aprovados no concurso público de 2016, totalizando 213 novos profissionais que passarão a compor o efetivo do IJF e IJF2, a partir de janeiro de 2022.

A matéria cria 5 vagas de Assistente Social, 3 vagas de Cirurgião Dentista, 9 vagas de Farmacêutico, 10 vagas de Fisioterapeuta, 5 de Nutricionista, 2 de Terapeuta Ocupacional e 49 vagas de Técnico de Enfermagem.

Na mensagem, o prefeito José Sarto (PDT) destaca que a criação de cargos pretende promover a substituição de servidores que estão em licença especial aguardando aposentadoria.

O IJF é o único hospital municipal de atendimento terciário de referência no Estado do Ceará para o tratamento e atendimento de traumas e queimaduras. Com a ampliação do quadro de servidores, a unidade deve proporcionar um atendimento ainda melhor à população de Fortaleza.

Foi encaminhado às Comissões Técnicas para apreciação, o Projeto de Lei Ordinária nº 612/21, que institui a Política Municipal de Atenção à Higiene Íntima e Saúde Menstrual para estudantes da Rede Municipal Pública de Ensino, adolescentes, jovens e mulheres em situação de extrema pobreza e vulnerabilidade social. A matéria prevê a distribuição de absorventes.

Outros

Também está sob análise das Comissões o Projeto de Lei Ordinária nº 630/21, de autoria do Executivo, que transfere recursos financeiros ao Abrigo São Lázaro, ONG que atua há 25 anos no amparo aos animais abandonados e vítimas de maus tratos em Fortaleza.

Ainda, o Projeto de Indicação nº 1459/21, do Júlio Brizzi (PDT), que cria o Programa Ponto da Economia Criativa. O Projeto de Indicação nº 1473/21, do Gabriel Aguiar (Psol), que institui incentivos fiscais para clínicas veterinárias que firmem contratos com abrigos. E o Projeto de Indicação nº 1478/21, do Ronaldo Martins (Republicanos), que cria o Programa Ativa Idade, que tem por objetivo promover a qualificação e a reinserção dos idosos no mercado de trabalho.

Foi aprovada o Projeto de Indicação nº 490/21, da vereadora Tia Francisca (PL), que cria a Plataforma Digital do Primeiro Emprego, banco de oportunidades. Também o Projeto de Indicação nº 50/21, do vereador Márcio Martins (PROS), que cria a escola de formação de profissionais de costura em Fortaleza. E ainda o PLO nº 210/21, do Júlio Brizzi (PDT), que inclui no calendário oficial do Município o Dia Municipal de Homenagem às Vítimas da Covid-19.

Fonte: Câmara de Fortaleza.