O deputado Osmar Baquit participou de uma das sessões enquanto cortava o cabelo. Inclusive, fez propaganda do seu barbeiro. Foto: Reprodução/ALECE.

A Câmara dos Deputados já retomou suas sessões presenciais, podendo reunir todos os 513 parlamentares no plenário, embora deles seja exigida a comprovação de estar vacinado.

No Ceará são apenas 46 deputados. Todos estão na faixa etária para tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19, alguns até com a dose de reforço. No entanto, as sessões plenárias da Casa continuam sendo realizadas de forma híbrida, com alguns deles participando das atividades de qualquer lugar do Estado, do País ou do mundo.

Muitos, inclusive, apesar de poderem participar dos trabalhos de qualquer lugar do planeta, acabam não registrando presença o que já fez com que sessões fossem canceladas por falta de quórum mínimo.

Na semana passada, o líder do Governo na Casa, o deputado Júlio César Filho (Cidadania), preocupado com a possibilidade de não haver quorum para aprovação da PEC que estendia o prazo do contrato de professores universitários temporários do Estado, solicitou a retirada da matéria da pauta e ela foi colocada no dia seguinte, depois de ter acertado a presença de seus pares na votação.

O debate na Casa também não tem rendido como deveria, uma vez que o contraponto, muitas das vezes, é prejudicado pela falta de parlamentares presentes ao Plenário 13 de Maio. O deputado Heitor Férrer (SD), inclusive, da tribuna da Casa, reclamou à direção da Mesa Diretora sobre o horário das sessões, que têm iniciado por volta das 10 horas, quando o Regimento Interno diz que as plenárias devem ser iniciadas às 9 horas com duração de 5 horas.

Na quinta-feira (28), os trabalhos tiveram início às 9h50 com o registro de 10 presenças no painel eletrônico e somente seis na plataforma virtual. Alguns deputados estavam acompanhando o governador em exercício, Evandro Leitão (PDT), em eventos no Interior do Estado. No mesmo horário, porém, estavam presentes no Plenário 13 de Maio somente Érika Amorim (PSD), Antônio Grana (PDT) e Apóstolo Luiz Henrique (PP).

Imunização

No momento da votação da PEC que prorrogou os contratos temporários dos professores de nível superior, 25 compareceram ao plenário e nove na plataforma virtual, totalizando 34 deputados, dos 45, já que Evandro atuava como governador interino. Com o sistema híbrido das plenárias, parlamentares têm participado das reuniões em seus gabinetes, dentro de carros em trânsito, em solenidades públicas, quartéis e até em barbearia, como fez o deputado Osmar Baquit.

Como todos os parlamentares já deveriam estar vacinados, faz-se necessário que a Mesa Diretora discuta o retorno das atividades 100% presenciais, a exemplo do que já está ocorrendo na Câmara Federal.

Na Câmara Municipal de Fortaleza, por outro lado, na mesma quinta-feira, dia 28, pessoas estiveram presentes nas galerias. Enquanto isso, na Assembleia Legislativa, o deputado André Fernandes (Republicanos) solicitava que a Casa retomasse a permissão da presença da população no Legislativo Estadual, já que a Capital cearense tem atingido índices elevados de imunização da sua população.