Vista aérea do Centro de Formação Olímpica em Fortaleza. Foto: Governo do Ceará/Sejuv.

Na Câmara Municipal de Fortaleza vereadores divergem sobre o uso e aproveitamento do Centro de Formação Olímpica (CFO), localizado no bairro Castelão.

As discussões começaram após visita, na sessão de quinta-feira (09/9), da atleta cearense Laila Férrer, do arremesso de dardos, representante do Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio neste ano.

Os vereadores lamentaram a falta de oportunidades para os jovens praticarem esportes, e alguns criticaram a subutilização do Centro de Formação.

Danilo Lopes (Podemos) afirmou que o CFO é “subutilizado”, mesmo tendo uma estrutura para desportistas treinarem.

“É um local imenso. Nós temos uma grande oportunidade para fazermos atletas de ponta e fazê-los que eles fiquem treinando aqui no Ceará”, completou.

Corroborando com a fala de Lopes, Bruno Mesquita (PROS) chamou o espaço de “elefante branco e não serve para nada”.

O republicano comentou sobre a existência de jovens fortalezenses com talento no esporte e necessitam serem aproveitados. Ele lamentou que desportistas, como Laila –  ela treina em São Paulo – tenham de ir para outros estados brasileiros para conseguir ter uma chance como atleta profissional.

Elogios

A liderança do PDT na Câmara, Júlio Brizzi, lembrou da existência de turmas esportivas utilizando o CFO, rebatendo o argumento de “elefante branco” usado por Mesquita. Ademais, enalteceu os profissionais que atuam no Centro de Formação nas modalidades ofertadas, como bicicross, natação e vôlei de praia.

Entretanto, Brizzi sugeriu uma discussão sobre outras modalidades usarem o espaço.

Talvez devemos debater a vocação do CFO. As federações esportivas têm que estar no Centro, assim como as modalidades, para fomentar o alto rendimento. O CFO é para fomentar o alto rendimento. Atletas como a Laila e outros atletas, não só cearenses, mas de todo o Nordeste, têm que estar sendo treinados e acompanhados dentro do Centro de Formação Olímpica“, pontuou.

Ronivaldo Maia (PT) também fez coro ao discurso do pedetista e disse que o espaço está sendo utilizado por jovens das comunidades próximas de suas instalações.

CFO

Mantido pela Secretaria do Esporte e Juventude (Sejuv) do Governo do Ceará, o Centro de Formação Olímpica foi inaugurado em 2014. Possui uma área total de 85.922,12m², e abriga 26 modalidades olímpicas e paralímpicas.

Está localizado em Fortaleza ao lado da Arena Castelão, na Avenida Alberto Craveiro.