Danilo Lopes afirmou que a falta de autonomia dos secretários deixa a administração truncada. Foto: Érika Fonseca/CMFor.

O vereador de Fortaleza, Danilo Lopes (Podemos), criticou a existência de uma centralização da gestão municipal “em uma ou outra” secretaria municipal.

A crítica se deu em pronunciamento na sessão desta quinta-feira (09) na Câmara Municipal.

“O ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT) deixou um legado de 12 Secretarias para a atual administração, onde imagina-se uma gestão descentralizada. Mas vemos uma centralização da gestão, em uma ou outra secretaria. O secretário fica de ‘mãos atadas’ para tomar suas decisões”, reclamou.

Essa centralização, disse o edil, deu uma “parada” na gestão do prefeito José Sarto (PDT), deixando sua administração truncada e sem evolução para a cidade. E isto traz uma dificuldade no trabalho do vereador.

“O vereador acaba tendo uma dificuldade para que o secretário da sua Regional resolva algum problema seu, porque tem de se vincular a alguma outra secretaria”, disse o parlamentar.

Danilo, no discurso, deu uma sugestão a Sarto. Pediu ao prefeito que descentralizasse sua gestão e desse maiores poderes às Secretarias Regionais. Ademais, o vereador elogiou os atuais secretários municipais.

Por fim, Lopes não quis fazer comparações entre gestões – a de José Sarto e de Roberto Cláudio, pois “cada gestão tem sua característica própria”.