O Farol é um símbolo presente na bandeira do Estado do Ceará. Foto: Divulgação.

O vereador Danilo Lopes (Podemos), na sessão desta quinta-feira (02) da Câmara Municipal de Fortaleza, cobrou da Secretaria de Turismo do Estado (Setur) a restauração do Farol do Mucuripe na Capital. Ele pediu ajuda aos empresariados cearenses, para bancarem a reforma.

Danilo contou que procurou um amigo empresário e o mesmo disse poderia ajudar com galões de tintas. “Eu faço isso, tudo, de muito bom grado, secretaria. Se quiser, faço uma campanha e arrecado os materiais necessários para a reforma do Farol. Vocês verão que, em muito pouco tempo, o edifício estará reformado”, exclamou. Danilo lembrou que itens de bronze foram saqueados do Farol.

O edil relatou que a Setur ficou de enviar ao Ministério Público do Ceará (MPCE) os documentos sobre a reforma do local, até o dia 31 de agosto. O vereador entrou em contato com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)/CE e o órgão não tem conhecimento sobre tal obra.

A campanha de restauração do Farol do Mucuripe também é encampada pelos vereadores Gabriel Aguiar (PSOL) e Larissa Gaspar (PT).

História

O Farol do Mucuripe foi construído em 1846, levantado em alvenaria, madeira e ferro por escravos. Ao longo dos seus 175 anos, foi um ponto de referência para embarcações que aportavam nas praias cearenses.

Foi desativado em 1957 e tombado no ano de 1983.