A campanha foi protagonizado por jovens atrizes e atores negros, pardos, indígenas e brancos, retratados em situações cotidianas, indo ao encontro de um dos objetivos da Justiça Eleitoral em suas ações de comunicação. Foto: Reprodução/ TSE

A nova campanha nacional ”Bora Votar!” criada pela Secretaria de Comunicação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com foco nos jovens estreou na última segunda-feira (13), nas emissoras de televisão e rádio de todo o país. A ação segue até o dia 31 de dezembro.

Com o conceito ”Bora Votar. Eu vou porque eu posso”, a campanha incentiva o alistamento eleitoral e o voto consciente dos jovens de 16 e 17 anos, que, mesmo não sendo obrigados a votar, podem participar do processo eleitoral e escolher seus representantes nos Poderes Executivo e Legislativo.

O objetivo da ação é estimular o interesse dessa faixa etária em participar da vida política e conscientizá-los sobre o potencial que o voto tem de mudar a realidade do país. A campanha transmite a mensagem de que o Brasil pertence a toda a população brasileira e que os jovens podem fazer a diferença por meio do voto.

A campanha destaca que votar é um exercício de cidadania que fortalece a democracia. Segundo a iniciativa do TSE, ao votar, a cidadã e o cidadão podem ajudar a mudar o futuro da cidade, do estado, do país. ”Portanto, não permita que outras pessoas decidam por você. Por isso, vote porque você pode, vote porque você quer, vote porque você se importa. Não deixe de emitir sua opinião”, alerta a ação.

O vídeo da campanha foi protagonizado por jovens atrizes e atores negros, pardos, indígenas e brancos, retratados(as) em situações cotidianas, indo ao encontro de um dos objetivos da Justiça Eleitoral em suas ações de comunicação: representar a diversidade da população brasileira.

Página interativa

Jovens eleitoras e eleitores, a partir de 16 anos de idade, contam ainda com uma página no Portal da Justiça Eleitoral totalmente dedicada a esse público, inspirada nos aplicativos de mensagem. A interface traz respostas às perguntas mais frequentes sobre a emissão do título eleitoral feitas por jovens por meio das redes sociais da Corte Eleitoral.

Além de informações sobre a emissão do título, o site também oferece acesso a outros temas relacionados à Justiça Eleitoral. No banner ”Eleições”, por exemplo, o jovem pode saber quando ocorrem os pleitos, quem pode votar, qual a diferença entre eleição geral, municipal e suplementar e como é feita a votação.

A página também traz dados sobre a organização de toda a Justiça Eleitoral, com links para as páginas do TSE e dos Tribunais Regionais Eleitorais, bem como disponibiliza acesso ao filme da campanha para jovens eleitoras e eleitores.

Campanha do TRE-CE

X Campanha de Educação Política e de Alistamento Eleitoral nas Escolas, instituída pela Resolução TRE-CE n° 809/2021 e promovida pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE), é direcionada para alunas e alunos da rede de ensino do Ceará e conta com a parceria da Secretaria de Educação do Estado do Ceará.

A ação visa promover atividades voltadas para o processo de educação política dos(as) jovens, tendo como foco o esclarecimento acerca da importância, finalidade e consequências do voto livre e consciente para o fortalecimento das instituições democráticas em nosso País, oportunizando a formação de cidadãos críticos e responsáveis pela construção de sua história. A ação estimula ainda a realização do alistamento eleitoral (primeiro título) e ressalta a importância da cidadania e do exercício do direito de votar.

Na X Campanha de Educação Política e de Alistamento Eleitoral, as atividades são virtuais enquanto perdurar o período de restrições. Para contribuir com a campanha, a EJE criou um cadastro de formadores que ministrarão, até o final de setembro, palestras virtuais sobre cidadania e alistamento eleitoral, nas escolas da rede pública de ensino do Estado do Ceará. Além das palestras, a Escola Judiciária promoverá ainda webinários e  lives sobre o tema nos canais do Tribunal.

Fonte: TRE-CE