Segundo a denúncia, Carmelo Neto (foto) teria usado da função parlamentar para intimidar funcionários das UPAs visitadas. Foto: Reprodução/Instagram.

Na última semana, o vereador Carmelo Neto (Republicanos) realizou diversas incursões de surpresa em algumas unidades de Saúde da Prefeitura de Fortaleza, o que incomodou o Sindicato dos Médicos do Ceará – Simec.

De acordo com a entidade, o parlamentar atuou de forma intimidadora contra os profissionais de Saúde, filmando consultórios, chegando a insinuar que os médicos não estariam trabalhando.

“O Sindicato dos Médicos do Ceará repudia as visitas inapropriadas e intimidadoras em algumas Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) na Capital realizadas, nesta última semana, pelo vereador de Fortaleza, Carmelo Silveira Leão Neto”, diz a entidade em nota.

Através do Departamento Jurídico, o Sindicato encaminhou ofício, nesta sexta-feira (03), ao parlamentar contestando “os excessos” causados à classe médica, que se queixou da forma inadequada de como ele adentrou nos estabelecimentos de saúde.

“Sem autorização, Carmelo Neto invadiu os consultórios, realizou gravações de vídeo dos funcionários e causou tumulto no ambiente de trabalho. O Sindicato dos Médicos, como defensor da categoria, demonstra sua total desaprovação e indignação com a atitude imprópria do vereador. A entidade destaca, ainda, que se o mesmo ensejasse realmente por uma fiscalização eficaz, não deveria ter feito de maneira abrupta ou intimidadora, e solicita que Carmelo Neto se retrate perante a classe médica e a todos os profissionais de saúde presentes nos episódios”, conclui.

Carmelo Neto, que postou vídeos na Internet das visitas que realizou aos equipamentos de Saúde, chegou a ironizar os protocolos informados pelos funcionários das unidades e que ele deveria respeitar. “Fui fiscalizar uma UPA aqui em Fortaleza e escutei da responsável pela unidade que eu teria que agendar um horário com a Secretaria de Saúde para realizar a fiscalização. É mole? Entrei do mesmo jeito”, publicou.

Protocolos

De acordo com o Sindicato, para ingresso na maioria dos estabelecimentos de saúde existe uma série de protocolos sanitários que precisam ser respeitados e, se exige uma maior cautela quanto à forma de proceder. Segundo a entidade, “nem mesmo um parlamentar, que supostamente alegue o exercício de uma fiscalização, não poderia simplesmente adentrar nos estabelecimentos de saúde sem autorização, principalmente quando se trata de uma UPA”.

“O Sindicato dos Médicos lembra a todos os parlamentares que, mesmo que estejam em gozo de seus direitos, é preciso que estejam cientes da dimensão de suas atitudes. Como representantes do povo, espera-se que sejam pessoas de extrema educação, postura e inteligência emocional, que embora se compadeçam com o sofrimento do povo, não deveriam optar por agir de maneira arrogante para obter o que desejam”, diz a nota.