A mobilização começou na rua Barão do Rio Branco e depois seguiu para a sede da Secretaria de Saúde de Fortaleza (SMS). Foto: Reprodução/Sindifort.

Teve início nesta segunda-feira (20), a greve dos técnicos de Enfermagem, auxiliares de saúde bucal (ASB) e técnicos em higiene dental (THD), concursados da Prefeitura de Fortaleza, em 2015.

A mobilização começou na rua Barão do Rio Branco e depois seguiu para a sede da Secretária de Saúde de Fortaleza (SMS), para cobrar o direito à Educação Permanente e tratamento igualitário com os demais servidores da Atenção Primária à Saúde.

A decisão das categorias veio após uma reunião das entidades sindicais com a Prefeitura no último dia (14) e da resposta negativa à reivindicação dos trabalhadores.

Segundo o sindicato, a Prefeitura nega o direito à qualificação dentro do horário de trabalho, como já ocorre com os demais profissionais do nível médio, que podem destinar a essa atividade oito horas da jornada de 40 horas semanais.

As três categorias somam aproximadamente 600 profissionais que atuam na Rede de Atenção Primária, sendo que os técnicos de Enfermagem participam inclusive da vacinação contra Covid-19 na capital cearense.

Estiveram presentes na mobilização os vereadores: Gabriel Aguiar (Psol), Adriana Nossa Cara (Psol) e Enfermeira Ana Paula (PDT).

Em articulação com os servidores e a secretária de Saúde do município, durante a ocupação da SMS, o vereador Gabriel Aguiar (Psol) disse que a titular da pasta afirmou ter dificuldades legais para atender a demanda dos profissionais.

Mesmo assim, segundo o vereador, foi manifestada uma abertura de diálogo para fazer esse processo de regulamentação, mas ressaltou que será preciso estar em amplo acordo com a Prefeitura e os parlamentares.

“Temos duas formas de fazer essa regulamentação: uma é por decreto do prefeito José Sarto e a outra pelo Legislativo, por nós, vereadores”, disse.

Os servidores aguardam a presença do prefeito de Fortaleza para negociar sua jornada de trabalho. Caso o Sarto não apareça, os servidores afirmam que irão dormir no prédio da Secretaria de Saúde de Fortaleza.