Reunião dos vereadores e representantes dos servidores municipais de nível médio e técnico na Câmara Municipal de Fortaleza. Foto: Érika Fonseca/CMFor.

A Câmara Municipal de Fortaleza recebeu, nesta quinta-feira (23), representantes dos servidores municipais de nível médio e técnico da atenção básica que buscam a inclusão da categoria no projeto de educação permanente.

Uma comissão de vereadores foi formada pelo presidente da sessão plenária, Adail Junior (PDT), para tratar com os servidores, contando com a participação dos vereadores Adriana Nossa Cara (PSOL), Danilo Lopes (Podemos), Dr. Vicente (PT), Enfermeira Ana Paula (PDT), Gabriel Aguiar (PSOL), Larissa Gaspar (PT), Leo Couto (PSB), Márcio Martins (PROS) e Ronivaldo Maia (PT).

A presidente do SindSaúde, Marta Brandão, pediu o apoio dos vereadores na mediação junto ao Executivo ressaltando a luta dos técnicos de enfermagem e dos auxiliares e técnicos em saúde bucal pela inclusão no programa da educação permanente para profissionais das equipes de Estratégia da Saúde da Família.

Marta convidou os parlamentares para participarem de uma reunião com o prefeito José Sarto (PDT) e a secretária de Saúde de Fortaleza, Ana Estela, na próxima segunda-feira (27), buscando um entendimento sobre a demanda dos servidores.

A vereadora Ana Paula, solicitando a formação da comissão de vereadores, ressaltou a legitimidade da demanda dos servidores, categoria que tem desempenhado um trabalho essencial no enfrentamento da pandemia. “É muito importante a partir desse momento, que a Câmara recebe essa comissão dos servidores, possamos evoluir nessa pauta pensando no melhor servir ao fortalezense“, ressaltou.

Parlamentares acompanharam as ações de mobilização dos servidores no Paço Municipal e na Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Eles reforçaram a importância de mediação da Casa do Povo na pauta junto ao Executivo.

Para Larissa Gaspar a demanda passa pela garantia de direitos dos profissionais da Saúde. “Temos que garantir igualdade e isonomia entre servidores da saúde no município“, apontou a petista.

O vice-líder do prefeito na Casa, Léo Couto (PSB), reiterou o compromisso do Parlamento em mediar o entendimento entre os servidores e a gestão, buscando a construção de uma medida que atenda os interesses da cidade.

Essa classe, tão importante no enfrentamento da pandemia, veio solicitar o pleito da isonomia. Como vice-líder escutei o lado deles e agora estaremos na próxima segunda-feira com o prefeito Sarto para que se chegue num denominador comum“, reforçou.

A educação permanente já foi implementada para médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde, que integram o Programa Saúde da Família. Segundo a diretora setorial do Sindifort, Regina Cláudia, seguindo a PNAB esse é um direto assegurado aos profissionais médicos, mas que a gestão municipal concedeu para outras categorias.

Com informações da CMFor.