O senador Tasso Jereissati, o governador de São Paulo, João Doria; o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite; e o ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio,  inscreveram-se nesta segunda-feira (20) nas prévias internas do PSDB que escolherá o candidato tucano à Presidência da República, na disputa do próximo ano.

Até o último momento ainda havia dúvida sobre a inscrição do senador cearense que, recentemente, havia declarado ser seu desejo, na discussão interna do partido, apenas unir as tendências que estão majoritariamente divididas entre as postulações dos governadores de São Paulo, João Doria, e o do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.

A partir de agora os quatro candidatos, querendo, vão percorrer o país apresentando suas propostas aos filiados e simpatizantes nos diretórios regionais. “Os pré-candidatos vão percorrer o Brasil apresentando as propostas do PSDB para a retomada do crescimento e o pleno desenvolvimento, tendo sempre a democracia como princípio e o diálogo como meta permanente”, diz a nota da direção nacional do partido.

Tasso Jereissati até o momento não fez campanha dentro do partido para sair candidato à Presidência da República, assim como também não estava em campanha o ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio que, como Tasso, esperam os tucanos, deve desistir da disputa. No caso de Tasso, o apoio dele seria para o governador do Rio Grande do Sul, e em relação a Virgílio a adesão seria ao projeto do governador de São Paulo.

Nesse final de semana passado, somente dois concorrentes se mobilizaram internamente em busca de apoios. O governador João Doria participou no sábado (18) do encontro nacional do PSDB Mulher em São Paulo onde estiram mais de 5 mil mulheres do colegiado. Ele assinou uma carta compromisso em defesa das bandeiras de gênero. No domingo (19) o governador Eduardo Leite esteve na cidade de Francisco Beltrão reunido com lideranças tucanas do Paraná.

Depois da inscrição dos pretendentes, a direção nacional do partido pretende realizar cinco debates presenciais. O primeiro está agendado para 18 de outubro.

As prévias (votação) do PSDB estão marcadas para dia 21 de novembro. Se nenhum dos candidatos conseguir maioria absoluta dos votos válidos dos filiados, haverá segundo turno com os dois mais votados no dia 28 de novembro.