Tasso Jereissati se soma a outras lideranças políticas que defendem as instituições democráticas constituídas. Foto: Senado Federal.

O senador Tasso Jereissati (PSDB/CE) se posicionou, nesta quarta-feira (08/9), contra as declarações do presidente Jair Bolsonaro durante manifestações ocorridas no Dia da Independência.

O tucano fez um convite para que partidos políticos se unam para que, juntos, possam apresentar “uma reação firme” em defesa e preservação das instituições e fortalecimento da Democracia.

As falas de Tasso, que foram publicadas em suas redes sociais, vêm um dia após o presidente subir o tom, em pronunciamento na Av. Paulista, em São Paulo, contra os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), em especial a Alexandre Moraes, que vem apresentando uma série de determinação contra ações antidemocráticas perpetradas por apoiadores de Bolsonaro.

Para o senador, as declarações do presidente da República “são absolutamente inaceitáveis em um Estado Democrático de Direito. Suas palavras em desrespeito ao Supremo Tribunal Federal e seus Ministros se configuram como clara afronta à harmonia dos poderes e à Constituição”, registrou em sua conta no Twitter.

Na terça-feira (07/9), Tasso tinha defendido 7 de Setembro como data de lembrar vitórias do passado, sem esquecer da importância de, juntos, se lutar por um futuro mais digno para o País. Após as declarações de Bolsonaro, o tucano, assim como outros parlamentares, defende preservação das instituições e fortalecimento da Democracia.

“Neste momento, é fundamental uma reação firme dos partidos políticos, que necessitam estar unidos na defesa e preservação das instituições, e no fortalecimento de nossa Democracia” – (Tasso Jereissati)