Fundador do PSOL, Alexandre Uchôa passa a comandar o partido no lugar de Ailton Lopes. Foto: Divulgação.

O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) no Ceará realizou neste fim de semana a etapa estadual de seu 7º Congresso Nacional. No final da tarde do domingo (12/9) foi eleita a nova direção da sigla no Estado em um processo que conduziu Alexandre Uchôa à presidência da agremiação pelos próximos dois anos.

Vencedora, a chapa “Por PSOL Popular” teve 50% dos votos das delegadas e delegados estaduais, garantindo a presidência do PSOL no Ceará.

Alexandre Uchôa é fundador do PSOL no Estado, militante do movimento popular na periferia de Fortaleza e cumpria a tarefa de secretário de Finanças do partido na composição anterior da executiva estadual, quando esta era presidida por Ailton Lopes.

Os delegados escolhidos pelo partido em nível local, agora, devem participar das discussões nacionais da legenda, que deverão deliberar, dentre outras coisas, sobre as eleições do próximo ano, quando haverá definição se a sigla apresentará um nome para a disputa à presidência da República ou apoiará alguém do campo de esquerda.

No Ceará, há interesse de que o partido, mais uma vez, se coloque para o pleito majoritário eleitoral.