Matéria deve entrar na pauta de votação desta semana na Câmara Municipal de Fortaleza. Foto: CMFor.

Tramita na Câmara Municipal de Fortaleza projeto de Lei de autoria do prefeito Sarto que institui o programa Juventude Digital como política pública permanente na Capital cearense.

De acordo com a mensagem do Executivo, a Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação (Citinova) ficará responsável por coordenar o programa, buscando capacitar jovens, com foco prioritário naqueles oriundos da rede pública de ensino.

O objetivo do projeto é dotar esses jovens em competências tecnológicas demandas pelo mercado de TIC, visando potencializar as oportunidades de emprego e renda para esse público.

“Em caráter público, o Município de Fortaleza passará a contar com uma política pública estruturada especificamente para essa finalidade, qual seja, de formar e conectar nossos jovens com o crescente mercado de trabalho na área de TIC, gerando, dessa forma, considerável impacto positivo na economia da cidade”, defende o prefeito na mensagem.

De acordo com a proposta, tramitando em regime de urgência, o “Juventude Digital” é um programa de fomento à geração de emprego, renda e novos negócios votado ao mercado de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e áreas correlatas, por meio de capacitação técnica, fomento à inovação e potenciais parcerias com a iniciativa privada.

O programa terá como foco principal a geração de oportunidades para jovens no mercado de TIC, objetivando a inclusão digital, geração de emprego e renda, estímulo a novos negócios, fomento à inovação, fortalecimento do mercado de TIC e desenvolvimento da economia local.

O projeto iniciou tramitação na semana passada e, segundo o portal da Câmara Municipal, está aguardando a designação de um relator pelo presidente da Comissão de Constituição e Justiça para apresentar parecer sore as oito emendas que foram sugeridas por vereadores da Casa.