Deputada Dr. Silvana Oliveira chegou a questionar como se daria o estudo da história do religioso, afirmando que o assunto geraria conflitos. Foto: ALECE.

Um projeto de Lei, de autoria do deputado Bruno Pedrosa (PP), que inclui estudo sobre a história de Padre Cícero como matéria nas escolas do ensino médio do Estado do Ceará, gerou conflito entre deputados da bancada evangélica e parlamentares que representam a Região do Cariri.

Os evangélicos alegam que Jesus Cristo é mais importante do que o religioso responsável pela criação do município de Juazeiro do Norte, o que gerou embates durante a sessão ordinária desta quarta-feira (01).

A deputada Silvana Oliveira (PL) chegou a questionar como se daria o estudo da história do religioso do Cariri, afirmando que o assunto geraria conflitos, já que Padre Cícero é uma figura polêmica do Estado. “A depender da forma como será apresentado para esses alunos, a gente pode ter um bocado de escola depredada. É um assunto muito sensível. Eu voto contra, porque para mim o Padre Cícero não foi um santo”, disparou.

Ela afirmou que defende estudo sobre a história de Jesus, destacando que a vida do personagem não iria “ter brecha”. “Mas o Padre Cícero, sim, porque está morto. Olha o grande risco que estão correndo. Isso vai dar muita confusão no Cariri”, apontou. Também da bancada evangélica, Gelson Ferraz (MDB) afirmou que nem todos têm interesse em saber sobre a história do religioso, lembrando que propostas semelhantes já foram derrotadas na Casa.

Apóstolo Luiz Henrique (PP) começou seu discurso reclamando da forma em que o projeto estava tramitando na Assembleia, não sendo uma Indicação, mas proposta de Lei, o que não caberia ao Parlamento neste tipo de tema. Em seguida, o deputado, que solicitou votação nominal, chegou a ameaçar aqueles que votassem favorável à medida com divulgação de nome nas redes sociais.

“Jesus, para nós, é o senhor e salvador. Agora a grade curricular vai ser de ordem confessional? Vamos colocar então para que estudem sobre a pessoa mais importante da humanidade, que não é Padre Cícero coisa nenhuma. O nome disso é ignorância. Eu vou postar nas redes sociais e vou colocar o nome de vocês. A pessoa mais importante do mundo não é Padre Cícero, é Jesus de Nazaré”, disparou o parlamentar.

Veja a fala do deputado Apóstolo Luiz Henrique:

Diante dos ataques de Luiz Henrique, o deputado Romeu Aldigueri (PDT) disse ficar preocupado e triste quando um parlamentar ameaça ou chama o outro de ignorante. O pedetista disse ser contra o tipo de projeto apresentado, mas afirmou não se sentir confortável em votar contra Padre Cícero. “A gente tem que parar com esse discurso de que eu sou o melhor e o outro o pior. Não aceito que ninguém grite enquanto estou falando. É desnecessário comparar Jesus a Padre Cícero, para não dizer piegas”, disse, enquanto Apóstolo esbravejava de sua bancada.

Romeu Aldigueri não gostou de ser chamado de ignorante:

Deputado Guilherme Landim (PDT) afirmou que qualquer tema é legítimo de se debater na Casa lembrando, inclusive, que Luiz Henrique “passa toda sessão discutindo costumes e religião”. “Não aceito proferir palavras de ignorante ou qualquer tipo de coisa. A palavra está comigo, deputado. Não tenho medo de redes sociais, tapa na mesa ou qualquer outra coisa. E eu tivesse medo não teria colocado meu nome desde os 22 anos de idade”, apontou.

Para tentar evitar os ânimos alterados, o presidente da sessão, o deputado Fernando Santana (PT), retirou a proposta de discussão e afirmou que ela será colocada na pauta de votação em um momento posterior.