Mesa composta por Roberto Cláudio, Evandro Leitão, Izolda Cela, prefeita de Brejo Santo, Gislaine Landim; e deputado federal André Figueiredo. Foto: Reprodução/Instagram.

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) realizou, na manhã deste sábado (11/9), o primeiro de 12 encontros regionais que têm como objetivo unir a legenda e aumentar a participação da agremiação em diversos municípios do Estado, já se preparando para as eleições de 2022.

Na primeira reunião, ocorrida no município de Brejo Santo, na região Sul do Ceará, alguns potenciais candidatos à sucessão de Camilo Santana (PT), na disputa eleitoral do próximo ano, estiveram presentes: o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio; o secretário de Planejamento e Gestão, Mauro Filho; a vice-governadora Izolda Cela; e o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, o deputado estadual Evandro Leitão.

O encontro foi dirigido pelo presidente estadual da agremiação, o deputado federal André Figueiredo.

Uma das ausências percebidas nesta manhã foi a do senador Cid Gomes, uma das principais lideranças da legenda. O presidenciável Ciro Gomes também não participou do evento, já que está articulando participação do PDT nas manifestações contra o presidente Jair Bolsonaro e em favor do impeachment, a ser realizado neste domingo (12/9).

Além de deputados estaduais e federais, também compareceram ao evento gestores municipais e vereadores locais. O partido marcou para este domingo (12/9),  uma nova rodada de conversas, desta vez com pedetistas do município de Barbalha na região do Cariri.

Um dos participantes do encontro foi o deputado federal Pedro Bezerra, do PTB, filho de Juazeiro do Norte. Em pronunciamento feito, o parlamentar sinalizou que deve ingressar na sigla pedetista quando da abertura da chamada “janela partidária” prevista para abril do próximo ano. Em sua fala, Bezerra defendeu a candidatura de Ciro Gomes para a Presidência da República.

“É tão importante discutir, rever, praticar a boa política com resultados. Por isso, por ver esse time e o compromisso com a política de vanguarda do PDT, já me sinto em casa. Vamos trabalhar e prosperar com Ciro Gomes, nosso futuro presidente”, disse. Em reposta, o presidente da legenda, André Figueiredo, afirmou que em março o partido fará “uma grande festa”, em alusão a um eventual ingresso de Bezerra no grêmio.

Bandeiras

De acordo com André Figueiredo, os encontros vão ouvir as bases do partido e apresentar o que ele avalia como o melhor projeto para o Brasil, com a candidatura do ex-governador Ciro Gomes para a presidência.

A vice-governadora Izolda Cela destacou a importância dos encontros do PDT como forma de fortalecer cada vez mais o partido para que possa seguir avançando no Ceará e no Brasil. “O PDT tem duas bandeiras que considero fundamentais, que são trabalho e educação. E temos lideranças trabalhando em todo o estado e no Brasil para fazer a boa política”, disse.

Roberto Cláudio ressaltou que o momento político vivido pelo Brasil exige o exercício da militância política. “Precisamos debater nas igrejas, nas escolas, nas rodas de família e a política partidária é o ambiente mais fértil para a produção de ideias e saídas para os dilemas que vivemos hoje no Brasil. Dilema dos ataques à democracia, os desafios da economia, do desemprego. Dilemas que vão precisar do exercício da militância política para que se encontrem saídas efetivas e concretas”.

Eleições 2022
Sobre a discussão de nomes para a sucessão do governador Camilo Santana (PT) em 2022, tanto Roberto Cláudio quanto o deputado federal Mauro Filho e o presidente da Assembleia, deputado Evandro Leitão, defenderam que ainda não é momento de tratar dessa questão. “O momento é de fazermos uma grande mobilização com as bases do nosso partido e discutir nosso projeto, um projeto exitoso, que está fazendo o Ceará crescer e se desenvolver cada vez mais”, afirmou Evandro.

“O primeiro foco desses encontros é a avaliar o projeto que está implantado no Ceará”, destacou Mauro Filho, ressaltando que o PDT tem uma grande equipe, que vem ajudando a transformar o Ceará. “O Ceará hoje se apresenta como o mais sólido financeiramente do Brasil e consegue produzir resultados não só na área econômica, mas também na área social”, concluiu.