Em publicação nas redes sociais, neste 7 de setembro, data em que se comemora a Independência do Brasil, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, pediu que sejam garantidas no país “eleições livres, limpas e seguras”. Barroso, que é presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), defendeu ainda que não haja “volta ao passado”.

Na publicação, o ministro do TSE destacou que é preciso haver espaço para todos no país. “Brancos, negros e indígenas. Civis e militares. Liberais, conservadores e progressistas”, escreveu.

Barroso postou vídeo em que mostra o trabalho de colaboradores do TSE na garantia das eleições pelas regiões do Brasil. Foto: Reprodução/Redes Sociais.

Alexandre de Moraes, também ministro do STF, se manifestou nas redes sociais por ocasião do Dia da Independência. “Nesse Sete de Setembro, comemoramos nossa Independência, que garantiu nossa Liberdade e que somente se fortalece com absoluto respeito a Democracia”, escreveu Moraes.

Declaração do ministro Alexandre numa rede social. Foto: Reprodução.

Manifestações

O feriado do Dia da Independência foi marcado por atos contrários e favoráveis ao Governo Federal em várias cidades brasileiras.

Em Brasília, apoiadores do presidente Jair Bolsonaro reuniram-se na Esplanada dos Ministérios, enquanto opositores se concentram ao lado da Torre de TV.

Já em São Paulo, grupos favoráveis ao presidente Jair Bolsonaro estiveram na região da Avenida Paulista, entre a Praça do Ciclistas e a Avenida Brigadeiro Luís Antônio.

O ato do Grito dos Excluídos, e outros movimentos, protestaram contra o Governo ocorreu no Vale do Anhangabaú, que fica centro da capital paulista.

No Rio de Janeiro, a manifestação favorável ao governo ocorreu em Copacabana. No centro da cidade, houve, também, ato do Grito dos Excluídos.

Com informações da Agência Brasil.