A Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico já atendeu 2.903 pessoas entre os dias 26 de agosto e 3 de setembro. Foto: Ascom/PMF.

A Prefeitura de Fortaleza prorrogou, até o dia 16 de setembro, a coleta de dados das pessoas que trabalham no comércio informal da rua José Avelino e entorno, no Centro da Capital.

O levantamento, feito pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico, atendeu 2.903 pessoas entre os dias 26 de agosto e 3 de setembro.

A coleta será retomada nesta quarta-feira (08), das 8h às 12h e das 13h às 17h, e seguirá sendo realizada na unidade móvel da SDE, no estacionamento do Mercado Central.

“Por orientação do prefeito José Sarto, a Prefeitura criou um grupo de trabalho, formado por diversos secretários, com a missão de se debruçar sobre uma solução para esse problema complexo, que é a feira de rua José Avelino e entorno. A primeira deliberação do grupo foi o levantamento de dados. Então, após coletar os dados de quase três mil comerciantes, nós vamos prorrogar a coleta por mais uma semana. Após essa data, nós faremos o cruzamento de dados e apresentaremos ao prefeito cenários para uma decisão que possa propor soluções para a região”, explicou o secretário de Governo, Renato Lima. “Isso foi definido para evitar decisões subdimensionadas”, completou.

Conforme o levantamento feito até agora, a maior parte das pessoas atendidas é formada por mulheres (57%), com idade entre 31 e 45 anos e com residência em Fortaleza, principalmente nos bairros Barra do Ceará, Centro e Quintino Cunha. Metade tem o ensino médio e 41% completaram o ensino fundamental. O produto mais comercializado são roupas. Além disso, o levantamento identificou que 1.491 ficam na avenida Alberto Nepomuceno e 1.053, na rua José Avelino.

Sobre o comitê

O comitê instituído para dialogar com representantes de vendedores ambulantes foi instalado pelo prefeito José Sarto no mês de agosto. O secretário de Governo, Renato Lima, atua como interlocutor da Prefeitura de Fortaleza, junto com a coordenadora especial de Programas Integrados, Manuela Nogueira.

Também compõem a comissão representantes da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis); Secretaria da Segurança Cidadã (Sesec); Secretaria Municipal de Gestão Regional (Seger); Secretaria Regional 12; Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE); Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e o Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor). A iniciativa conta com a mediação do presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Antônio Henrique.

Fonte: Prefeitura de Fortaleza.