A titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Ana Estela Leite, informou que mais de 100 mil adolescentes já foram vacinados na Capital. Foto: Reprodução.

O retorno das aulas presenciais na Rede Municipal de Fortaleza ocorre a partir do próximo dia 8 de setembro de forma escalonada por séries, iniciando com a Educação Infantil, avançando até as últimas séries do Ensino Fundamental.

Em “live” nesta quinta-feira (02/9), a titular da Secretaria Municipal da Educação (SME), Dalila Saldanha, deu mais detalhes sobre o plano de retorno.

A partir da próxima quarta-feira (08), estudantes do Infantil 3, 4 e 5, e do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental retornam às salas de aula. Na semana seguinte, é a vez dos alunos do Infantil 1 e 2, e de 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental voltarem às aulas presenciais, informou Dalila Saldanha.

O retorno dos adolescentes a partir de 12 anos de idade é previsto para a última semana do plano de volta às aulas, após o dia 20 de setembro, quando a maioria deve estar vacinada com a primeira dose contra a Covid-19.

Em paralelo, todas as unidades de ensino vão funcionar como pontos de cadastramento para os estudantes e familiares.

A titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Ana Estela Leite, informou que mais de 100 mil adolescentes já foram vacinados na Capital.

“Esse momento tem sido muito esperado para quem se preocupa com o bem-estar das crianças, que vai muito além da saúde física. E esse retorno das aulas presenciais vai respeitar todos os protocolos sanitários, foi construído em conjunto com as pastas de Saúde e Educação, a gente tem se disponibilizado a capacitar toda a equipe da Educação e o compromisso dela é extremamente relevante para resgatarmos o tempo perdido das nossas crianças e adolescentes”, salientou Ana Estela.

“Mesmo quando terminar esse ciclo, nós estaremos cumprindo o que o decreto hoje permite em termos de capacidade na sala de aula, que é 50%. Ou seja, quando concluirmos as etapas de retorno, nós estaremos com metade das crianças e jovens numa semana presencialmente e a outra metade em atividade domiciliar, com toda a orientação dos professores, mediados pelos recursos tecnológicos e pedagógicos já disponibilizados pela Prefeitura”, garantiu Dalila Saldanha.

Medidas orientadas pelas autoridades sanitárias

Todas as unidades escolares da Rede Municipal foram analisadas e passaram ou estão passando por adequação para adaptação da estrutura, de acordo com o protocolo sanitário de prevenção à Covid-19, que inclui, por exemplo, instalação de lavatórios e abertura de passagem e melhor circulação de ar.

Algumas unidades passam por adequações mais complexas, dentro do pacote de requalificação das unidades escolares, com o objetivo de proporcionar melhorias estruturais e mais conforto, segurança e acessibilidade para toda a comunidade escolar.

Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)

Os Equipamentos de Proteção Individual necessários para uso dos alunos e dos profissionais da Educação, de acordo com a especificidade de cada etapa de ensino, incluindo máscara de tecido, avental, touca, sapatilha, além de materiais e insumos como pulverizador, termômetro, álcool em gel e os dispositivos para uso, sabonete líquido, água sanitária e garrafas squeeze para uso individual, já foram adquiridos.

Rastreio Covid Fortaleza

A Prefeitura vai monitorar casos suspeitos e positivos de Covid-19 na Rede Municipal de Ensino e rastrear todos os que tiverem contato com os infectados. O sistema Rastreio Covid Fortaleza, desenvolvido pela Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação (Citinova), em parceria com a Secretaria da Saúde e da Educação, por meio da Parceria por Cidades Saudáveis, será utilizado na volta às aulas presenciais.

Fonte: Prefeitura de Fortaleza.