Manifestações devem acontecer nos dias 2 de outubro e 15 de novembro em todo o Brasil. Foto: Divulgação.

Os deputados federais André Figueiredo (PDT) e José Nobre Guimarães (PT), que já foram líderes da minoria e da oposição na Câmara Federal, participaram de reunião envolvendo partidos de centro, centro-esquerda e de esquerda que determinou a participação de movimentos políticos contra o presidente da República, Jair Messias Bolsonaro.

As manifestações devem acontecer nos dias 2 de outubro e 15 de novembro e contarão com a adesão de membros do PSB, PCdoB, PT, PSOL, SD, PV, Cidadania e Rede. A ideia principal da mobilização é buscar a unidade em defesa da democracia, da Constituição Federal e do Brasil.

Wesley Diógenes, membro da direção estadual da Rede no Ceará, também participou da reunião. De acordo com ele, conversas devem ser feitas também com representantes do MDB, DEM e PSDB para tentar atrair esses partidos, que ainda não têm maioria em favor do impeachment de Bolsonaro. “A ideia é que possa unificar o máximo forças políticas que sejam favoráveis ao impeachment”, disse o dirigente.

Além dos representantes partidários, movimentos sociais como a CUT e Força Sindical também participaram da reunião. Para os presentes ao encontro, é preciso criar um fato político para ganhar o apoio da maioria da sociedade em favor do impedimento do presidente da República.

No dia 2 de outubro devem acontecer manifestações em diversas capitais brasileiras, pela manhã; e à tarde está programado um ato na Avenida Paulista/SP. Já no dia 15 de novembro, a ideia é mobilizar os partidos para que seus principais representantes participem das manifestações.

A direção de cada partido deve realizar reuniões nas próximas semanas buscando criar um programa unitário, que seja defendido por todos os participantes dos atos contra Jair Bolsonaro.

Estiveram presentes à reunião os presidentes: do PSB Carlos Siqueira; Luciana Santos do PCdoB, Gleisi Hoffmann do PT; Juliano Medeiros do PSOL; Paulinho da Força do Solidariedade; José Luiz Penna do PV; Roberto Freire do Cidadania; e representando a presidência da REDE, Wesley Diógenes (Porta-Voz Nacional).