Autoridades da política cearense prestaram homenagens ao dia 07 de Setembro, data que se comemora a Independência do Brasil.

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), focou sua mensagem na valorização de ideais, como respeito e justiça social, e na valorização das instituições brasileiras.

Que neste 7 de setembro nosso Brasil tenha reforçados os ideais do respeito, da tolerância e da justiça social. E que nossa democracia e as instituições brasileiras sejam cada vez mais fortalecidas, para que tenhamos um país mais desenvolvido, mais humano e de paz”, escreveu o governador.

Postagem de Camilo Santana numa rede social. Foto: Reprodução.

Já o prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), através das redes sociais, fez questão de valorizar o direito à liberdade de opinião, sem confundir com ataques institucionais.

“O direito à liberdade de expressão e de manifestação é fundamental, mas não deve ser confundido nem deturpado por atos antidemocráticos contra as instituições. Sejamos sensatos, pois quem ama a pátria não atenta contra ela”, disse o pedetista.

 

Postagem do prefeito de Fortaleza José Sarto. Foto: Reprodução.

Evandro Leitão (PDT), presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, pediu a defesa dos direitos e da democracia, contra retrocessos democráticos.

“O Dia da Independência é símbolo de muito orgulho para nós. Dia de luta por progresso e justiça social, em defesa da democracia e contra todo retrocesso. Vamos defender os direitos e a voz do povo, representada pelos Poderes Constituídos,” com instituições fortalecidas. Avante!”, postou o deputado estadual.

Declaração do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará. Foto: Reprodução.

Cid e Ciro Gomes

Ciro Gomes (PDT) publicou um vídeo nas redes sociais denominado “Ditadura é tempestade de miséria e silêncio”.

Na gravação, o ex-governador do Ceará, pediu calma aos manifestantes que estiveram nas ruas. Ele também criticou os arroubos anti-democráticos feito por Bolsonaro, apontando os erros em sua gestão e rechaçando a quantidade de militares que “trocam a farda” por vagas em ministérios.

Ciro pediu verdadeiro “amor à pátria” e luta, principalmente para os mais necessitados, para reverter suas situações de carência.

 

O senador Cid Gomes (PDT) criticou as falas do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em relação ao Dia da Independência.

“Bolsonaro aposta no ódio e na violência. Usa o 7 de setembro para criar o caos e ameaçar a democracia. Desvirtua o sentimento nobre de amor à pátria para fomentar suas intenções golpistas. Protejam-se e não caiam nas provocações. Todo cuidado é pouco!”, escreveu o senador cearense.