Segundo Gabriel Aguiar, para enfrentar o período atual é preciso debater de forma franca e real a situação do Brasil. Foto: CMFor.

Durante pronunciamento na manhã desta quinta-feira (09), na Câmara Municipal de Fortaleza, o vereador Gabriel Aguiar (PSOL) enumerou dez pontos que caracterizam um Governo de ideologia fascista. Para ele, atualmente o Brasil é administrado por um presidente que possui todas as características de um líder do fascismo e que é preciso lutar para que temas de interesses reais da população sejam debatidos e enfrentados.

Segundo ele, em regimes totalitários, a verdade é a primeira a morrer, sendo seguida da liberdade. O primeiro pilar do fascismo, em sua avaliação, é o culto a um passado glorioso que nunca existiu. A propaganda como tática de desarticulação de ideias é outro ponto de um Governo fascista.

“O terceiro pilar é o anti-intelectualismo e o quarto ponto é o distanciamento da realidade. A realidade é substituída por teorias da conspiração. Fatos sem pé nem cabeça como dizer que a pandemia é um projeto maquiavélico”, disse ele ressaltando que existem as vítimas das fake news que recebem as informações falsas e os “bandidos” que as produzem.

Ainda segundo Aguiar, no fascismo pessoas estão acima de outras, as chamadas minorias, que devem se adequar aos desejos da maioria. A vitimização é outro ponto a ser verificado no regime, bem como a busca por criminalizar qualquer diferença de opinião. Também há no fascismo a chamada “tensão sexual” bem como a definição arbitrária do que é moralidade.

O quinto pilar é a hierarquização da sociedade. No fascismo existem pessoas acima de ouras e as que estão abaixo são as minorias que devem se adequar. O sexto ponto é a vitimização Dentro do fascismo os homens sofrem com o feminismo, os brancos sofrem com os negros. E essa inversão é feita em todo e qualquer regime fascista.

Catastrófica

O último ponto faz crer que aqueles que não respeitam o líder supremo são preguiçosos, não querem trabalhar. “Estamos vendo todas essas características hoje no Brasil, sem exceção. São comuns a todo e qualquer outro regime fascista que surgiu na Terra. Mas a verdade sempre vem e de forma implacável”, defendeu.

De acordo com ele, para enfrentar o período atual é preciso debater de forma franca e real a situação do Brasil, assolado pela fome, com a economia em dificuldades, crise no meio ambiente e desenvolvimento capenga. “Temos problemas reais e um desgoverno, um presidente falando besteira atrás da outra. Temos que reunir os cacos do que sobrou dessa gestão catastrófica e transformar o Brasil. Precisamos recuperar essa nação, sobretudo com amor ao povo brasileiro”.

“Cuidado para que as pessoas não entendam que a polarização é uma falsa equivalência, que os dois lados são equivalentes, opostos e iguais e podem ser colocados na mesma caixa e descartados. Hoje, a gente tem uma única grande ameaça ao nosso País. Uma ameaça declarada de ruptura institucional contra a democracia” – (Gabriel Aguiar)

Veja trecho do pronunciamento do vereador do PSOL: