Roberto Soares Bulcão Coutinho recebeu 29 votos. Foto: TJCE.

O juiz Roberto Soares Bulcão Coutinho, titular da Vara da Justiça Militar de Fortaleza, foi eleito para ocupar a vaga de membro efetivo do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), na classe de juiz de Direito.

A escolha ocorreu na tarde da quinta-feira (23), durante sessão do Pleno do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), conduzida pela chefe do Poder Judiciário estadual, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira. O Colegiado escolheu o magistrado com um total de 29 votos.

O juiz, que é membro suplente do Órgão eleitoral, ocupará a titularidade no lugar do magistrado Francisco Eduardo Torquato Scorsafava, decorrente do término do segundo biênio do mandato, a ser concluído em 13 de novembro.

Roberto ocupará o cargo por dois anos, sendo permitida uma única recondução. Também concorreram à vaga os juízes Magno Gomes de Oliveira, da 3ª Vara Criminal de Caucaia, (4 votos) e Benedito Helder Afonso Ibiapina, da 4ª Vara de Família de Fortaleza, (5 votos).

Lista Tríplice

Na mesma sessão virtual, o Pleno escolheu a advogada Kamile Moreira Castro, que obteve 37 votos, sendo indicada por unanimidade dentre os presentes, e os advogados José Marques Júnior (23 votos) e Antônio Josafá Martins Mesquita (27 votos) para formação da lista tríplice referente à escolha de membro efetivo do TRE-CE, na classe de jurista.

Os três nomes serão encaminhados ao Tribunal Regional Eleitoral do Ceará que, por sua vez, serão enviados para análise da Presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. Em seguida, a Corte remete à Presidência da República, a quem compete fazer a nomeação. O mandato é de dois anos, com a possibilidade de recondução pelo mesmo período, exceto para a advogada Kamile Castro, pois já busca a recondução.

Fonte: Tribunal Regional Eleitoral do Ceará.