João Jaime é o único representante do DEM na ALECE. O PSL não tem filiados na Casa Legislativa. Foto: Miguel Martins.

A eventual fusão dos partidos Democratas (DEM) e Partido Social Liberal (PSL), em discussão em nível federal, alterará os planos das duas legendas no Ceará. De acordo com o deputado João Jaime, líder do DEM na Assembleia Legislativa, a sigla tinha como meta eleger dois parlamentares para a Câmara Federal e dois para o Legislativo estadual, o que pode ser modificado, com a possibilidade de ingresso de membros de outras agremiações.

Com o fim das coligações proporcionais e a fusão DEM e PSL, o futuro partido se tornará a maior sigla do País, com maior número de quadros na Câmara dos Deputados e mais recursos dos Fundos Eleitoral e Partidário. Dessa forma, o grêmio tende a se tornar mais atrativo para alguns parlamentares que estejam com dificuldades de eleição em suas atuais legendas.

“Temos feito conversas com possíveis candidatos e temos vários pré-candidatos”, informou João Jaime destacando que o presidente do partido, o empresário Chiquinho Feitosa, está na lista dos potencias candidatos a deputado federal.

Além de Chiquinho Feitosa, existe ainda a possibilidade de candidaturas de Aníbal Gomes e de Moroni Torgan, que foi vice-prefeito de Fortaleza na gestão do ex-prefeito Roberto Cláudio. “Com a possibilidade de fusão estamos aguardando, porque muda tudo. Com a fusão concretizada, e o partido ficando com maior tempo de televisão e recursos do Fundo Eleitoral, tende a crescer muito no Estado”, destacou.

Caso isso concretize, o DEM acredita em conseguir eleger até quatro deputados federais e cinco estaduais. “Como não teremos coligação, a tendência é que os deputados solitários nos outros partidos migrem para melhorar sua situação. Não é fácil fazer 100 mil votos para estadual e 200 mil para federal. Temos vários partidos com apenas um deputado federal. Se a fusão, de fato, ocorrer, vamos atrás desses deputados para oferecer nossa legenda”, disse.

Conforme lembrou, o Democratas já aprovou, por unanimidade, a fusão, faltando conclusão do fato pelo PSL. A tendência é que o processo seja concluído até o próximo mês, outubro.

Sobre a possibilidade de a futura legenda ser liderada pela oposição no Ceará, João Jaime defendeu cautela visto que o processo ainda está em andamento. “Todo dia existe realinhamento de posições. Não dá para antecipar agora uma situação de futuro. Estamos tratando isso com muita cautela, responsabilidade e seriedade. No momento certo vamos tratar da questão estadual”.

Veja as explicações do deputado João Jaime: