Férrer cobrou relatório dos custos atuais da saúde no Estado e previsão de como será com a gestão da Funsaúde. Foto: Reprodução/Whatsapp.

Em seu pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa do Ceará, na manhã desta quarta-feira (22), o deputado Heitor Férrer (SD), cobrou a realização do concurso público para o preenchimento de vagas para a área da Saúde. O certame, prometido pelo governador Camilo Santana em junho passado, ainda está em andamento, mas sem definição para realização das provas objetivas.

“O governador, em junho, através das redes sociais, divulgou a realização de concurso público para médicos e demais profissionais da saúde para preenchimento do nosso sistema e agora não cumpriu a promessa de contratar 6 mil profissionais, sendo 1.037 médicos”, disse o parlamentar. “Estamos cobrando a realização deste concurso. Direitos do cidadão à saúde e dever do Estado”.

O opositor afirmou que fez solicitação de relatório dos custos atuais da saúde do Estado e uma previsão de como será com a gestão da Funsaúde.
Ele explicou, ainda, que a ideia para a criação do órgão partiu do ex-secretário de Saúde do Estado, Dr. Cabeto, que “conduziu a pandemia no Ceará de forma competente”, e informou que o edital do concurso público para o órgão prevê 6 mil postos de trabalho, com salários que podem chegar até R$ 23 mil.

“O Governo do Estado, entretanto, lançou o edital, mas até agora não houve concurso. Ele prometeu para este ano, já estamos chegando em outubro e nada. É como se fizesse isso só para aparecer bem nas redes sociais, e depois age como se não existisse”, criticou.

O médico Carlos Felipe (PCdoB) afirmou que a demanda no serviço público de saúde existe e que a pandemia de Covid-19 explicitou o quão importante é o apoio político ao Sistema Único de Saúde (SUS).

“É uma pena que muitos usem a demanda para fazer politicagem, prejudicando não apenas a rede de saúde, mas toda a população que dela dispõe”, afirmou Carlos Felipe.

Sesa esclarece que previsão de prova é em outubro

Em nota enviada ao Blog do Edison Silva, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) esclareceu que o concurso organizado pela FGV Conhecimento, com previsão de contratação de mais de 6 mil pessoas para a Fundação Regional de Saúde (Funsaúde Ceará), segue os trâmites dentro dos prazos estabelecidos e da normalidade. De acordocom a pasta, a previsão é de que as provas sejam aplicadas nos dias 23 e 24 de outubro e que os trabalhadores comecem a ser efetivados em janeiro de 2022. “A Funsaúde reforça o compromisso com a transparência, o foco no trabalhador e no avanço da saúde pública do Ceará”, conclui.

Veja trecho do discurso do deputado Heitor Férrer: