Paulo Cunha, gerente-geral da AWS para o Setor Público na América Latina, Canadá e Caribe, e o  governador Camilo Santana (PT). Foto: Gov.CE.

De acordo com o Governo do Ceará, o Estado vai sediar o terceiro edge location no Brasil da Amazon Web Services, Inc. (AWS), uma empresa da Amazon.com, Inc.

O anunciou do projeto foi realizado pelo governador Camilo Santana (PT) e por Paulo Cunha, gerente-geral da AWS para o Setor Público na América Latina, Canadá e Caribe.

Com a unidade cearense, localizada no município de Fortaleza, a empresa oferecerá conectividade segura, confiável e de alto desempenho para o resto da rede global da AWS e suporte para serviços, incluindo Amazon CloudFront e AWS Global Accelerator.

”Queremos fazer do Ceará o primeiro governo 100% digital do Brasil, e a parceria com a AWS é fundamental para atingirmos este objetivo. O Ceará é o segundo maior ponto de conectividade de cabos de fibra óptica do mundo e temos investido em conectividade para todos os municípios do estado”, dissertou Camilo.

Além dele, participaram do encontro com diretores da AWS os secretários Mauro Filho (Planejamento e Gestão), Maia Júnior (Trabalho e Desenvolvimento Econômico), Inácio Arruda (Ciência, Tecnologia e Educação Superior), Flávio  Jucá (Projetos Especiais da Casa Civil) e Lassance de Castro (presidente da Etice).

Mais eficiência

A AWS projeta melhoria de até 18% na latência dos dados entregues por meio do edge location. Ele se integra a outras duas implementações de edge no País e conecta o Brasil à infraestrutura global da AWS, que é projetada e construída para fornecer o ambiente de computação em nuvem mais seguro, confiável e escalável com desempenho de rede de alta qualidade.

A iniciativa oferecerá ainda suporte ao AWS Global Accelerator (AGA), um serviço que aperfeiçoa a disponibilidade e o desempenho do tráfego dos usuários finais usando a infraestrutura de rede global da AWS. Quando a internet está congestionada, as otimizações de roteamento automático do AGA ajudam a manter a perda de pacotes, o jitter e a latência baixos.

Parceria com o Ceará

A AWS tem um compromisso de longo prazo com o Estado do Ceará e tem trabalhado com organizações governamentais para fornecer os melhores serviços em nuvem para atender às suas demandas mais urgentes. Em novembro de 2020, a AWS e o Governo do Ceará, por meio da Empresa Estadual de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), vinculada à Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), firmaram um acordo de colaboração para a criação do primeiro Centro de Competência em Transformação Digital do Brasil.

Por meio do novo centro, a AWS está oferecendo os programas AWS Educate e AWS Academy para alunos e professores universitários, bem como colaboração com universidades estaduais para desenvolver e aprimorar a pesquisa acadêmica usando a nuvem da AWS e qualificação governamental em transformação digital. Além disso, a empresa também oferece os programas AWS EdStart e AWS Activate para acelerar startups na região.

Com informações do Gov.CE.