Mensagem de Evandro é feita em meio ao chamamento de protestos contra instituições por aliados do presidente Bolsonaro. Foto: ALECE.

O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, o deputado Evandro Leitão (PDT), abriu os trabalhos da Casa nesta quinta-feira (02), defendendo a democracia e as instituições que garantem o Estado Democrático de Direito.

Durante seu pronunciamento, o parlamentar fez críticas ao chamamento de levantes para o dia 7 de Setembro, afirmando que “governante que ataca a democracia e busca enfraquecer as instituições, não está preocupado em cuidar de sua gente, mas em satisfazer seus desejos de poder”.

Ele fez defesa do sistema eleitoral vigente no País, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Supremo Tribunal Federal (STF) e, sem citar o nome do presidente Jair Bolsonaro, lembrou que ataques às instituições ocorrem por aqueles que estão no poder e têm receio de que o povo não os queiram mais lá.

“Um governante que ataca a democracia e busca enfraquecer as instituições, não está preocupado em cuidar de sua gente, mas em satisfazer seus desejos de poder“, completou.

O parlamentar ainda lembrou da campanha do Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio, e afirmou que a Assembleia Legislativa entregará 10 mil cestas básicas para famílias mais necessitadas do Estado.

De acordo com o pedetista, é natural que próximo ao dia 7 de Setembro, que simboliza a Independência do Brasil da então metrópole Portugal, se aflore o sentimento de patriotismo, em especial no momento em que o País se encontra, com crise econômica e desemprego. “Nosso povo quer se manifestar, está cansado. O primeiro apelo que faço é que usem máscara, tentem manter o distanciamento. O segundo, é um convite à importância da democracia. Até aqueles que a atacam, podem ir às ruas se manifestar graças a ela”, disse.

No entanto, ressaltou que a liberdade de expressão tem um limite quando se ataca as instituições brasileiras. Segundo disse, sem tais instituições, o Brasil deixa de existir enquanto sociedade. Para Leitão, “nenhum arroubo autoritário deve ressoar, pois a democracia é a voz legítima do nosso povo”.

“Reforço o que venho dizendo. Só a vacina permitirá que voltemos à normalidade. É preciso respeitar as mais de 580 mil vidas perdidas e agir com responsabilidade, protegendo a si e ao próximo”, disse ele afirmando que a Casa voltará a discutir meios de manter a campanha institucional em defesa da importância da imunização.

Vejo trecho do discurso do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará: