Heitor Férrer (SD) mostrou requerimento de maio passado ainda aguardando votação no plenário. Foto: ALECE.

A demora para que requerimentos sejam deliberados na Assembleia Legislativa do Ceará tem incomodado alguns deputados da Casa, em especial os da bancada de oposição.

Heitor Férrer (SD) subiu à tribuna na manhã desta quinta-feira (02/9) para protestar contra a lentidão na votação de pedidos de informações que ele têm feito ao Governo do Estado, mas que não tramitam de forma célere no Legislativo cearense.

O parlamentar afirmou ter sido cobrado nas redes sociais por alguns eleitores, destacando que o tempo do Parlamento é diferente, visto as regras existentes. No entanto, afirmou não ser razoável a lentidão dos Poderes Legislativos, que em sua avaliação, “emperram o direitos de exercermos plenamente nossas atividades de deputado estadual”.

Ele afirmou que apresentou um requerimento no dia 5 de maio, solicitando informações sobre recursos recebidos pelo Estado para o combate à pandemia, da ordem de R$ 2 bilhões, e até o momento a matéria não tramitou.

“A lentidão do Poder Legislativo tem nos atrapalhado, tem nos impedido de exercer bem a função que nos foi delegada pela população. E somos bem pagos, e em dia, para exercermos o papel de fiscalizador do Governo”, criticou.

A deputada Silvana Oliveira (PL) também se somou às críticas à lentidão para alguns requerimentos. Segundo ela, muitas das vezes, os pedidos são votados quando determinada demanda perde o objeto. “O Poder Legislativo fica muito mal na fita, perde credencial, perde credibilidade com a população. Não podemos, em épocas nebulosas em que estamos passando, admitir que o parlamento perca mais credibilidade”, destacou Férrer.

Em resposta aos reclames de Heitor Férrer, o deputado Acrísio Sena (PT) afirmou que as informações que o requerimento dele propõe estão no Portal da Secretaria de Saúde, o Integrasus.

“O nobre deputado poderia ajudar muito pedindo para o Sindicato dos Médicos auxiliar em campanhas publicitárias em respeito à Organização Mundial da Saúde. Poderia pedir a representante do Ceará no Ministério da Saúde, a ‘Capitã Cloroquina’, ajuda na remessa de recursos para o Ceará. Não posso aceitar que o nobre deputado faça cobranças, deixando de lado atores que poderiam ajudar na pandemia e não fizeram”, disparou.