O autor do projeto, deputado Audic Mota, ao lado do viúvo da vítima de latrocínio. Foto: Miguel Martins.

Após uma mulher ser baleada e morta em shopping de Fortaleza, há cerca de 11 dias, o deputado estadual Audic Mota (PSB), apresentou projeto de Lei na Assembleia Legislativa do Ceará que prevê a obrigatoriedade de instalação em shopping centers do Estado de portais automáticos eletrônicos de segurança, com dispositivo de alerta sonoro para detectar armas de fogo, em todos os acessos destinados aos consumidores, funcionários e fornecedores.

De acordo com o parlamentar, a medida se faz necessária diante da vulnerabilidade que as pessoas estão tendo ao se deslocar para esses estabelecimentos.

De acordo com a proposta, os portais deverão ser equipados com detector de metais microprocessados, que permitam o ingresso nos shopping centers de consumidores, funcionários e fornecedores portando objetos de uso cotidiano, sem disparar o alerta sonoro, como: aparelho de telefone celular, chaves de automóvel, veículos utilitários e motocicletas, moedas, molho de chaves, relógios, marcapasso coronário, pinos cirúrgicos internos e aparelhos similares usados em processos de recuperação cirúrgica.

O projeto diz ainda que os estabelecimentos comerciais deverão ter um prazo de até 120 dias, caso a proposta seja aprovada e sancionada pelo Executivo, para instalar os equipamentos exigidos. Caberá ao Governo do Estado regulamentar no que couber, no prazo de 60 dias contados de sua publicação.

Durante os trabalhos na Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (01), Audic Mota compareceu à Casa com Matheus Damasceno, viúvo de Carol Rocha, a mulher assassinada durante o assalto ao shopping. Matheus, em entrevista à imprensa, relatou os momentos de aflição que passou ao saber do que havia ocorrido com sua esposa, afirmando, ainda, que ela teria mencionado o receio de ir trabalhar diante de casos de assaltos recorrentes na cidade.