Reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI na Assembleia Legislativa. Foto: Máximo Moura/ALECE.

A CPI das Associações de Militares realiza mais uma reunião nesta terça-feira (14/9), a partir das 09h30, no Complexo de Comissões Técnicas da Assembleia Legislativa do Ceará.

Na pauta, apreciação de requerimento do deputado Marcos Sobreira (PDT) solicitando à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) relatório detalhado com os números da violência no Ceará, comparando os períodos de janeiro de 2012 – quando ocorreu a 1ª greve (Motim) de integrantes da Polícia Militar do Ceará e janeiro de 2011, e também o relatório do período de fevereiro de 2020 – 2ª greve (Motim) – comparando com o período de fevereiro de 2019.

No último encontro do colegiado, realizado excepcionalmente na quarta-feira (08/9), por conta do feriado de 7 de Setembro, os integrantes da CPI aprovaram quatro requerimentos.

Os parlamentares solicitaram: ao controlador geral dos órgãos de disciplina e segurança do Ceará todos os processos disciplinares que tenham como parte policiais militares e bombeiros, motivados por suspeita de participação em motins no ano de 2020; convite aos presidentes de seis associações militares com a finalidade de prestar informações; solicitaram à Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag) cópias de todos os termos de convênios firmados entre o estado do Ceará e as Associações Militares; e à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) cópias de todas as atas oriundas das reuniões entre as associações e/ou entidades classistas com o titular da secretaria que tiveram como pauta a melhoria salarial e promoção dos militares.

As reuniões da Comissão Parlamentar de Inquérito acontecem sempre às terças-feiras, no período da manhã, e os deputados buscam investigar o destino de recursos recebidos pelas associações ligadas à Polícia Militar e ao Corpo de Bombeiros Militar do Ceará.

Composição

A CPI é composta por nove parlamentares titulares: deputado Salmito Filho (PDT), presidente; Queiroz Filho (PDT), vice-presidente; Elmano Freitas (PT), relator; bem como Augusta Brito (PCdoB), Davi de Raimundão (MDB), Marcos Sobreira (PDT), Nizo Costa (PSB), Romeu Aldigueri (PDT) e Soldado Noelio (PROS).

Os parlamentares suplentes da CPI são: Delegado Cavalcante (PTB), Diego Barreto (PTB), Edilardo Eufrásio (MDB), Guilherme Landim (PDT), Guilherme Sampaio (PT), Jeová Mota (PDT), Oriel Nunes Filho (PDT), Osmar Baquit (PDT) e Tin Gomes (PDT).

Com informações da ALECE.