Reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito ocorrida nesta terça-feira (14/9). Foto: Paulo Rocha/ALECE.

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Associações de Militares da Assembleia Legislativa do Ceará aprovou, em reunião na manhã desta terça-feira (14), cinco requerimentos de parlamentares.

O primeiro deles, de autoria do deputado Marcos Sobreira (PDT), solicita à Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) o encaminhamento do relatório detalhado com os números da violência no estado do Ceará comparando os períodos de janeiro de 2012 (quando ocorreu a primeira greve/motim de integrantes da Polícia Militar do Ceará) e janeiro de 2011, bem como o relatório do período de fevereiro de 2020 (segunda greve/motim), comparando com o período de fevereiro de 2019.

Já o requerimento da deputada Augusta Brito (PCdoB) solicita que as associações de militares reportem à CPI, em um prazo de 10 dias, a relação do total de associados e os valores arrecadados por essas instituições a título de contribuição. Associação dos Profissionais de Segurança (APS), Associação dos Praças do Estado do Ceará (Aspra/CE), Associação de Praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militares do Estado do Ceará (Aspramece); Associação dos Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (Assof) e Associação Beneficente de Subtenentes e Sargentos (ABSS) foram citadas no pedido da parlamentar.

Outros três requerimentos, todos de autoria do deputado Elmano Freitas (PT), solicitam, respectivamente, as imagens de câmeras de segurança da EEFM José Bezerra de Menezes (localizada no bairro Antônio Bezerra, em Fortaleza) à Secretaria Estadual de Educação; as imagens das câmeras de segurança que gravaram o motim policial de 2020 à Prefeitura Municipal de Sobral e as imagens gravadas pelas câmeras de segurança da Assembleia Legislativa nas manifestações policiais entre 2019 e 2020, à Presidência da Casa.

Conforme o presidente da CPI, deputado Salmito Filho (PDT), a Comissão ainda está em fase de coleta de informações, e, segundo ele, tão logo os membros do colegiado disponham de material suficiente para análise, um cronograma de deliberação sobre a apuração deverá ser elaborado e divulgado.

A reunião, conduzida pelo deputado Salmito (PDT), contou com a participação dos deputados Elmano Freitas (PT), que é o relator da CPI, além dos deputados Augusta Brito (PCdoB), Marcos Sobreira (PDT), Romeu Aldigueri (PDT) e Soldado Noelio (PROS).

O próximo encontro acontecerá na terça-feira (21), às 9h30.