Plenário da Câmara dos Deputados antes da pandemia. São 513 representantes dos brasileiros nessa Casa. Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil.

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados se reúne nesta terça-feira (21) para votar dois pareceres: o do deputado João Marcelo Souza (MDB-MA) sobre o processo contra o deputado Diego Garcia (Podemos-PR) e o do deputado Gilberto Abramo (Republicanos-MG) sobre o processo contra o deputado Luis Miranda (DEM-DF).

Diego Garcia
O pedido de abertura de processo (representação 10/21) contra Diego Garcia, pedido pelo Partido dos Trabalhadores, se baseia na conduta do deputado durante reunião da Comissão Especial que discute a liberação do plantio de cannabis para uso medicinal, industrial e comercial no País.

O PT argumenta que Garcia avançou sobre a Mesa Diretora dos trabalhos e agrediu fisicamente o presidente do colegiado, deputado, Paulo Teixeira (PT-SP), sem qualquer motivação. Garcia informou que já apresentou defesa prévia ao colegiado.

Luis Miranda
Já a representação 12/21, do PTB, considera que agiu de má-fé ao denunciar “um suposto crime cometido por agente do Estado, apontando suposto superfaturamento a fim de prejudicar a imagem e imputar crime ao presidente da República e ao Ministro da Saúde à época, o general Eduardo Pazuello”.

O PTB alega que, ao apontar erros na primeira fatura apresentada pela empresa que intermediou o negócio de compra da vacina Covaxin, Miranda desconsiderou que, dias depois, o documento foi corrigido.

Miranda sustenta publicamente que os erros materiais no invoice (fatura de compra) só foram corrigidos porque houve a denúncia de irregularidades.

A reunião do Conselho de Ética está marcada para as 14 horas no plenário 11.

Fonte: Agência Câmara de Notícias.