Tasso Jereissati está no seu segundo mandato como senador pelo Ceará. Foto: Senado Federal.

Nesta terça-feira (21/9), foi ao ar a segunda edição do Programa Blog do Edison Silva na Rádio Assunção Cearense (AM-620). O noticiário foi exibido de 11h45 às 12h15.

No  início do noticioso foi comentado a inscrição do senador cearense Tasso Jereissati nas prévias internas do PSDB visando a escolha do candidato do partido para o pleito presidencial de 2022.

Tasso, mesmo inscrito, tende a apoiar outro candidato, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. O ex-governador do Ceará não está de acordo com as ideias defendidas pelo governador de São Paulo, João Doria, dentro da agremiação. Ele é um dos tucanos tradicionais que questionam o posicionamento de Doria.

A fala do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), ocorrida em Nova Iorque/EUA, foi transmitida, merecendo comentários do apresentador.

Em seu discurso, que durou 13 minutos, Bolsonaro defendeu o tratamento precoce contra o novo coronavírus (Covid-19), fez críticas à imprensa e divulgou dados errados respectivos à Amazônia brasileira. O chefe de estado brasileiro disse não haver corrupção em seu governo e enalteceu as estatais brasileiras.

Ademais, Bolsonaro destacou as manifestações pró-governo ocorridas no dia 7 de setembro, e, após sua chegada na Presidência da República, o Brasil “livrou-se do risco do socialismo”.

O jornalista Edison Silva comentou a respeito da falta de articulação do próprio Bolsonaro com senadores, e principalmente com o senador Davi Alcolumbre (DEM/AP) sobre a sabatina de André Mendonça, ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, indicado à vaga no Supremo Tribunal Federal (STF).

A mensagem do presidente, tratando da indicação de Mendonça ao STF, está desde o dia 18 de agosto na Comissão de Constituição de Justiça e Redação (CCJ) do Senado Federal. A demora na análise do pedido causou desconforto entre os evangélicos apoiadores do presidente da República. Mendonça, além de jurista, é pastor.

O ex-senador Eunício Oliveira foi reeleito presidente estadual do MDB cearense. Além disto, o partido enxerga nele e no atual deputado federal Moses Rodrigues, potenciais nomes para conquistar vagas na Câmara Federal. Eles poderão fortalecer também a agremiação a eleger nomes para a Assembleia Legislativa do Ceará.

O retorno do secretário estadual Mauro Filho à Câmara dos Deputados foi destacado pelo jornal “Valor Econômico”. Este movimento é uma tática do PDT para ajudar na campanha do presidenciável Ciro Gomes, caso Mauro tenha destaque na sua atuação como deputado federal.

De segunda a sexta, o “Programa Blog do Edison Silva” é exibido na Rádio Assunção Cearense (620 AM), de 11h45 às 12h15, logo após o “É Tempo de Bola”.

Assista ao programa exibido nesta terça-feira (21):