Governador do Ceará, Camilo Santana (PT), e o empresário Beto Studart, ex-presidente da FIEC. Foto: Gov.CE.

Nesta segunda-feira (20/9) houve a estreia do Programa Blog do Edison Silva na Rádio Assunção Cearense (AM-620). O noticioso irá ao ar de segunda a sexta, de 11h45 às 12h15.

No primeiro dia, o programa abordou as prévias internas do PSDB, visando o pleito presidencial de 2022, cujo prazo de inscrição terminou nesta segunda-feira (20). O senador cearense Tasso Jereissati se inscreveu, como também Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul; João Doria, governador de São Paulo; e o ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio.

As votações ocorrerão em dois turnos nos dias 21 e 28 de novembro.

Também foi destacado, pela primeira vez no noticiário político estadual, o nome do empresário Beto Studart, apontado por alguns cearenses como o possível candidato à primeira suplência de senador, no próximo ano, na chapa encabeçada pelo governador Camilo Santana (PT).

Beto Studart é um conhecido adversário do PT, mas é amigo pessoal do governador Camilo Santana. Ele pode ser candidato a primeiro suplente, filiado a um partido de esquerda que esteja coligado com o PT cearense.

Ainda em relação ao PT do Ceará, a pedido do ex-presidente Lula, o Professor Pinheiro (PT) deverá ser candidatar à deputado federal, segundo ele, por convocação do ex-presidente Lula, visando eleger o maior número de correligionários para a Câmara dos Deputados e para o Senado Federal. Professor Pinheiro foi vice-governador do Ceará entre os anos de 2007 a 2011, na primeira gestão do hoje senador Cid Gomes.

O PT quer investir todos os recursos que terá do Fundo Eleitoral e parte do Fundo Partidário, nas campanhas do ex-presidente Lula, candidato à sucessão do presidente Jair Bolsonaro, e nas de deputados federais e senadores, sob a alegação de precisar eleger uma base parlamentar que lhe garanta a governabilidade.

O número de deputados federais eleitos por cada partido é o definidor do volume de recursos federais para os partidos, tanto na distribuição anual do Fundo Partidário, quanto na liberação do Fundo Eleitoral, para gastos propriamente com a campanha de cada agremiação.

Outro tema abordado no programa foi a CPI das Associações de Militares que está em curso na Assembleia Legislativa do Ceará. O relator da Comissão, deputado Elmano Freitas (PT), disse que as investigações do colegiado buscarão ser justas, isentas e serenas. A CPI investiga a atuação das Associações de Militares e o envolvimento delas com o motim de policiais militares, ocorrido no Ceará, no início de 2020.

“Temos que buscar o conhecimento dos fatos e ter fatos. Com base nisso, julgar para indiciar ou não alguém. São pessoas com famílias, com honra, e não iremos desrespeitar ninguém”, apontou Elmano.

Por outro lado, o vereador de Fortaleza, Sargento Reginauro (PROS), ex-presidente de uma das associações de militares, defendeu a existência delas e destacou suas atuações em benefícios dos associados, bombeiros e policiais, enfatizando que sem elas os policiais e seus familiares estariam desprotegidos.

“A razão das associações existirem é justamente a ausência do Estado. Elas atuam diretamente naquilo que o Estado deixa de oferecer para os servidores principalmente na seara militar. Essas entidades são entidades associativas e trabalham com recursos privados”, explicou.

Assista ao programa exibido nesta segunda-feira (20).

O “Programa Blog do Edison Silva” na Rádio Assunção Cearense (620 AM), de 11h45 às 12h15, logo após o “É Tempo de Bola”.