Autora de um dos requerimentos, Dra. Silvana lamentou atitude do parlamentar de Santa Catarina. Foto: ALECE.

Os deputados da Assembleia Legislativa do Ceará aprovaram, por unanimidade, na tarde desta quinta-feira (02/9), requerimentos com Nota de Repúdio contra o deputado bolsonarista Jessé Lopes (PSL) que publicou foto ao lado de Marco Antonio Heredia Viveros, condenado por tentar matar e deixar paraplégica a ex-mulher, a cearense Maria da Penha.

Autora de uma das solicitações, Dra. Silvana Oliveira (PL) lamentou o ocorrido e chegou a chamar o agressor de “monstro”.

De acordo com Silvana Oliveira, o deputado Jessé Lopes, ao postar foto junto a Marco Heredia, “traz memórias dolorosas a todos os cidadãos que acompanharam a dura luta de Maria da Penha Maia Fernandes, uma brasileira, cearense, que sofreu duas tentativas de assassinato em 1983 por parte de seu marido, e como resultado ela ficou paraplégica, necessitando de uma cadeira de rodas para se locomover”.

A parlamentar lembrou, ainda, que o ativismo de Maria da Penha resultou na Lei 11.340, de 2006, que completou 15 anos em agosto passado. “Uma Lei que foi criada para prevenir e combater a violência doméstica e familiar, além de garantir uma punição com mais rigor aos agressores e proteger a mulher agredida”.

Segundo relatou, dados divulgados pelo Governo Federal mostram que em 2020, por conta da pandemia da Covid-19, o Brasil registrou 105 mil denúncias de violência contra a mulher. “No Brasil, uma em cada quatro mulheres acima de 17 anos afirma ter sofrido algum tipo de violência”, lembrou.

“Quando um deputado, que tem visibilidade e representa parte da população brasileira, posta uma foto com um símbolo que lembra o início da luta para garantia dos direitos para mulheres, isso causa repúdio e merece ser falado” – (Silvana Oliveira)

Outro requerimento foi apresentado pela deputada Augusta Brito (PCdoB), com teor semelhante. O líder do Governo, o deputado Júlio César Filho (Cidadania), assim como outros parlamentares governistas, destacaram a importância da matéria e se posicionaram favoráveis ao texto.